
TRIP REPORT AMÉRICA LATINA – BOGOTÁ (BOG)
Bogotá D.C, um sonho!
Infelizmente devido alguns problemas com o aéreo não puder aproveitar a cidade como estava planejando, porém foi uma grande realização poder estar lá!
Modelo mundial de BRT, não podia deixar de conhecer.
Tenho amizades naturais de Bogotá e sempre ouvi críticas sobre o sistema Transmilenio, e confesso que -visão de alguém de fora- não entendia.
A nossa visão quanto especialista se dá para a parte técnica e isto nos limita de entender a dor efetiva do cliente do serviço.

Foto: Guilherme Augusto.
TransMilenio é um sistema de transporte público metropolitano de veículo leve sobre pneus (VLP) que funciona na cidade de Bogotá, Colômbia. A construção iniciou em 1998, durante a administração do Prefeito Enrique Peñalosa Londoño, e sua inauguração aconteceu no dia 18 de dezembro de 2000, com as troncais da Avenida Caracas até a Avenida dos Comuneros (Calle Sexta) e a Calle 80. Novas troncais tem sido habilitadas desde então, e tem outras em andamento.
A rede do TransMilenio está inspirada na Rede Integrada de Transporte de Curitiba, mas com algumas melhorias que permitiram ao TransMilenio contar com uma capacidade de carregamento de passageiros superior à de Curitiba. A principal melhoria é que os ônibus transitam por canaleta segregada, sem cruzamentos em nível, com duas faixas em cada direção, permitindo assim ultrapassagem entre os veículos, o que possibilitou a operação de linhas expressas na faixa adicional, conseguindo atingir velocidades de operação maiores que as de Curitiba.
Bogotá construiu os primeiros 40 km de faixas em um terço do tempo e um sexto custo do que criaria um metrô subterrâneo do mesmo comprimento. Em 2000, seu primeiro ano de operação, o TransMilenio reduziu o tempo médio de deslocamento de 90 minutos para 70. Os ônibus do sistema são tão rápidos quanto o metrô de Nova York e transportam 2,4 milhões de passageiros por dia, mais do que a maioria dos metrôs europeus. Se o TransMilenio não tivesse sido construído, o PIB de Bogotá seria 1% mais baixo do que é, de acordo com um estudo da Universidade da Califórnia em Berkeley. Porém, como o sistema não foi conservado pelas sucessivas administrações desde que foi inaugurado, sendo comum a imagem de catracas quebradas e portas de ônibus congestionadas sem reparo; o TransMilenio passou a sofrer contestações entre os colombianos em 2020 (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/TransMilenio).

Minhas primeiras impressões da rede foram já no Aeroporto El Dorado, com o shuttle que liga o aeroporto até a primeira estação que leva o nome de Portal El Dorado.
Bogotanos convivem com superlotação e atraso, é a rotina da população; a qualidade não um fator determinante na utilização do sistema pois a dependência se faz maior, com grandes congestionamentos e poucas alternativas, o Transmillenio é a alternativa “rápida” e barata. Está saturado!
Utilizei a rede entre a linha G47 Estação Museu Nacional e Term. Portal del Sur – JFK, era um sábado, 14/12/2024. Sentido Terminal Sur, havia conforto e disponibilidade de lugares para se acomodar, uma viagem tranquila.

Foto: Guilherme Augusto.
Para retornar, tomei a mesma linha paradora em direção à região do hotel em que estava.
É impressionante o número de pessoas que se deslocam da periferia ao lado Sul da cidade para a região de Santa Fé, especificamente na Estacíon San Victorino Neos Centro. Partindo do Terminal Sur, já na segunda estação por nome de C.C Paseo del Río – Madalena, era quase impossível de se embarcar – O Transmillenio está extremamente saturado – nas estações seguintes já não era possível embarcar, além do veículo, as plataformas estavam abarrotadas.

Foto: Guilherme Augusto.
No raio desta estação está o centro comercial e a zona turística da cidade, onde se encontram o Museo del Oro, Museo Nacional de Colombia, Museo Botero, além do bairro balado e muito turistado, La Candelaria que é caminho para o Mirador Monserrate.
O metrô está chegando à cidade de Bogotá e será uma alternativa perpendicular aos eixos já estruturados, em maioria do seu traçado não será sobroposto sistema de BRT existente.
Transformar a rede em um sistema de integração é o diferencial de Bogotá, e não buscando tirar ônibus da rua para suprir os custos operacionais, mas sim fornecer maior conectividade entre regiões da cidade.

Foto: Guilherme Augusto.
Bogotá é uma cidade maravilhosa, é triste ver São Paulo ficando para trás como polo turístico, sem hop-on hop-off, serviços de atendimento aos turistas, incentivos ao uso do transporte om cartões para uso flexível nos modos de transporte da cidade.
Próximo destino, Santiago de Chile, fiquem ligados!