TRIP REPORT AMÉRICA LATINA – BOGOTÁ (BOG)

Bogotá D.C, um sonho!

Infelizmente devido alguns problemas com o aéreo não puder aproveitar a cidade como estava planejando, porém foi uma grande realização poder estar lá!

Modelo mundial de BRT, não podia deixar de conhecer.

Tenho amizades naturais de Bogotá e sempre ouvi críticas sobre o sistema Transmilenio, e confesso que -visão de alguém de fora- não entendia.

A nossa visão quanto especialista se dá para a parte técnica e isto nos limita de entender a dor efetiva do cliente do serviço.

Sistema Transmilenio conta com diversas tecnologias rodantes em operação, conectando os diversos subsistemas de um dos mais eficientes modelos de BRT do mundo.
Foto: Guilherme Augusto.

TransMilenio é um sistema de transporte público metropolitano de veículo leve sobre pneus (VLP) que funciona na cidade de Bogotá, Colômbia. A construção iniciou em 1998, durante a administração do Prefeito Enrique Peñalosa Londoño, e sua inauguração aconteceu no dia 18 de dezembro de 2000, com as troncais da Avenida Caracas até a Avenida dos Comuneros (Calle Sexta) e a Calle 80. Novas troncais tem sido habilitadas desde então, e tem outras em andamento.

A rede do TransMilenio está inspirada na Rede Integrada de Transporte de Curitiba, mas com algumas melhorias que permitiram ao TransMilenio contar com uma capacidade de carregamento de passageiros superior à de Curitiba. A principal melhoria é que os ônibus transitam por canaleta segregada, sem cruzamentos em nível, com duas faixas em cada direção, permitindo assim ultrapassagem entre os veículos, o que possibilitou a operação de linhas expressas na faixa adicional, conseguindo atingir velocidades de operação maiores que as de Curitiba.

Bogotá construiu os primeiros 40 km de faixas em um terço do tempo e um sexto custo do que criaria um metrô subterrâneo do mesmo comprimento. Em 2000, seu primeiro ano de operação, o TransMilenio reduziu o tempo médio de deslocamento de 90 minutos para 70. Os ônibus do sistema são tão rápidos quanto o metrô de Nova York e transportam 2,4 milhões de passageiros por dia, mais do que a maioria dos metrôs europeus. Se o TransMilenio não tivesse sido construído, o PIB de Bogotá seria 1% mais baixo do que é, de acordo com um estudo da Universidade da Califórnia em Berkeley. Porém, como o sistema não foi conservado pelas sucessivas administrações desde que foi inaugurado, sendo comum a imagem de catracas quebradas e portas de ônibus congestionadas sem reparo; o TransMilenio passou a sofrer contestações entre os colombianos em 2020 (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/TransMilenio).

Foto: Guilherme Augusto.

Minhas primeiras impressões da rede foram já no Aeroporto El Dorado, com o shuttle que liga o aeroporto até a primeira estação que leva o nome de Portal El Dorado.

Bogotanos convivem com superlotação e atraso, é a rotina da população; a qualidade não um fator determinante na utilização do sistema pois a dependência se faz maior, com grandes congestionamentos e poucas alternativas, o Transmillenio é a alternativa “rápida” e barata. Está saturado!

Utilizei a rede entre a linha G47 Estação Museu Nacional e Term. Portal del Sur – JFK, era um sábado, 14/12/2024. Sentido Terminal Sur, havia conforto e disponibilidade de lugares para se acomodar, uma viagem tranquila.

BiArticulado com padrão visual em cor predominantemente vermelho, que se tornou um marco referencial de reconhecimento dos ônibus de alta capacidade do sistema Transmilênio em operação pela linha G47 Estação Museu Nacional e Term. Portal del Sur – JFK.
Foto: Guilherme Augusto.

Para retornar, tomei a mesma linha paradora em direção à região do hotel em que estava.

É impressionante o número de pessoas que se deslocam da periferia ao lado Sul da cidade para a região de Santa Fé, especificamente na Estacíon San Victorino Neos Centro. Partindo do Terminal Sur, já na segunda estação por nome de C.C Paseo del Río – Madalena, era quase impossível de se embarcar – O Transmillenio está extremamente saturado – nas estações seguintes já não era possível embarcar, além do veículo, as plataformas estavam abarrotadas.

Ônibus alinhado em uma das plataformas do Term. Portal del Sur – JFK, uma das regiões mais populosas da cidade de Bogotá.
Foto: Guilherme Augusto.

No raio desta estação está o centro comercial e a zona turística da cidade, onde se encontram o Museo del Oro, Museo Nacional de Colombia, Museo Botero, além do bairro balado e muito turistado, La Candelaria que é caminho para o Mirador Monserrate.

O metrô está chegando à cidade de Bogotá e será uma alternativa perpendicular aos eixos já estruturados, em maioria do seu traçado não será sobroposto sistema de BRT existente.

Transformar a rede em um sistema de integração é o diferencial de Bogotá, e não buscando tirar ônibus da rua para suprir os custos operacionais, mas sim fornecer maior conectividade entre regiões da cidade.

Terminais são equipados com painéis informativos que visam facilitar o entendimento das rotas, conexões e integrações.
Foto: Guilherme Augusto.

Bogotá é uma cidade maravilhosa, é triste ver São Paulo ficando para trás como polo turístico, sem hop-on hop-off, serviços de atendimento aos turistas, incentivos ao uso do transporte om cartões para uso flexível nos modos de transporte da cidade.

Próximo destino, Santiago de Chile, fiquem ligados!