Pela primeira vez, Brasil lidera entrega de chassis de ônibus da Volvo no mundo

Foram 709 unidades licenciadas no ano de 2024, com destaques para o modelo urbano B320R & Rodoviários, versão 8×2 dos modelos: B420R, B460R e B510R.

A filial Brasileira da montadora de chassis de ônibus Volvo ficou em primeiro lugar na entrega de novas unidades no ano de 2024 em todo o mundo. Ao todo, 709 unidades entre modelos urbanos e rodoviários foram licenciadas durante o período estipulado. Ao todo, a Volvo entregou 1.429 ônibus na América Latina em 2024. Além do Brasil, maior mercado na região, Chile e Peru foram os principais destinos para os veículos, com 238 e 162 unidades comercializadas, respectivamente, no período.

A informação é transmitida pela tradicional coletiva de resultados e perspectivas 2024/2025 promovido anualmente pela marca, que ocorreu no último dia 12 de Fevereiro, em São Paulo – SP.

Foto: Ronaldo Santos.
Foto: Ronaldo Santos.

O modelo urbano B320R com Motorização Euro 6, marcou presença e a marca destacou grandes negócios, sendo eles: 54 unidades para a cidade de Ribeirão Preto – SP, sendo 27 unidades para a empresa Rápido D´Oeste e 27 para a Transcorp, ambas operadoras do transporte municipal da cidade. 68 Unidades foram destinadas a MOBI-RIO, concessionária pública responsável pelo sistema BRT da cidade do Rio de Janeiro. A cidade de Curitiba, capital Paranaense que sedia a fábrica da marca no Brasil, recebeu 95 unidades que circulam no sistema “Ligeirinho” ônibus nas cores cinza/prata que trafegam em rotas complementares as linhas expressas ou interbairros, com embarque em nível ou em estações tubo, sendo entregues para as empresas: Expresso Azul, Auto Viação Redentor, Cidade Sorriso, Auto Viação São José dos Pinhais e SPE Via Mobilidade. Para finalizar, A Auto Viação Marechal de Brasília – DF, recebeu 90 unidades do modelo que conta com 13.20mt de cumprimento e capacidade média de 80 passageiros.

Uma das 95 unidades comercializadas para empresas da cidade de Curitiba – PR. Marca destaca que o Chassi B320R tem motor traseiro de grande conforto, baixo nível de ruído e alta eficiência energética, com reduzido consumo de combustível.
Foto: Divulgação Volvo.

Na modalidade rodoviária, a montadora destaca um crescimento de 40% nas vendas, impulsionada pela versão 8X2, que conta com os modelos: B380R, B420R, B460R e B510R, sendo este, o modelo mais potente em circulação atualmente pelo país. O modelo B360R, novidade da montadora no ano de 2024, amplia a gama de opções da marca para as modalidades de fretamento e rodoviárias de curtas distâncias. Disponível na configuração de eixos 4×2, o modelo pode receber carrocerias de até 14 metros de comprimento, com bagageiro de 1.200 mm de altura. O modelo ainda promete maior eficiência de torque e frenagem, aliada ao consumo de combustível. Questionada por nossa equipe sobre possíveis dados relacionados ao consumo praticado pelo modelo, a marca não se manifestou com exatidão de informações. Cabe destacar, que o consumo é um dos temas mais procurados por empresários do setor, pois trata-se de um dos grandes custos existentes nas viações que sofre constantemente com a oscilação de preços do diesel.

Modelo B360R comercializado junto a Transleo, com sede na cidade de Sorocaba – SP.
Foto: Divulgação Volvo.

Se o preço do diesel segue sendo um dos maiores vilões das empresas de ônibus, uma das alternativas são modelos 100% elétricos, que contam com zero emissões de CO2 e produção de ruídos.. A companhia que lançou durante o ano de 2024, modelos como o BZL – que oferece a versatilidade para aplicações urbanas, de fretamento e até rodoviárias de curta distância e segue sendo apresentado e testado em diversas cidades Brasileiras. Outro lançamento da modalidade foi o BZRT na versão biarticulada, que pode receber carroceria de até 28 metros e capacidade de 250 pessoas. A marca pretende tornar o Brasil uma base global de exportação desses modelos 100% elétricos nas categorias articulado e biarticulado. A produção será iniciada ao longo de 2025.

Modelo BZRT – Biarticulado 100% Elétrico, em testes na cidade de Curitiba – PR.
Foto: Divulgação Volvo.

Colaboram nesta edição:
Antônio Medina FilhoBusiness Buss.
Ronaldo SantosFotofrotista Fotografias.