FETPESP: A imprevisibilidade no custo do óleo diesel
Em nota semanal, Mauro Herszkowicz destaca a possibilidade no aumento do preço dos combustíveis, ocasionados pelos conflitos internacionais que ocorrem na Europa e Oriente Médio.
Outubro chegou e trouxe consigo junto ao cenário internacional, mais um conflito bélico. Desta vez, Israel e grupos terroristas que se instalam no território Palestino, travam mais uma guerra no Oriente Médio, um das regiões com maior produção de petróleo e insumos do mundo, ocasionando assim, a possibilidade no impacto dos preços dos combustíveis praticados em todo mundo.
Na nota semanal da FETPESP – Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo, assinada por Mauro Herszkowicz, chama a atenção para possíveis aumentos de um dos principais e mais caros itens das empresas de transporte coletivo.
“Mais uma vez, conflitos internacionais podem trazer volatilidade ao preço do óleo diesel, que é um dos principais itens do custo da operação do transporte coletivo de passageiros, respondendo por cerca de 20% na composição final da planilha de insumos. A possível alta no preço do combustível foi anunciada pelo presidente da Petrobrás, nesta segunda semana de outubro, diante dos conflitos no Oriente Médio. A decisão ainda depende de uma elevação nos derivados de petróleo em decorrência do cenário internacional. Apesar de o diesel S-10 e o comum terem registrado uma queda no acumulado do ano, de mais ou menos 4%, houve aumentos expressivos do preço médio no último mês de setembro. Essa possibilidade de novo acréscimo pode ocorrer pouco tempo depois da revogação da medida provisória que aumentava os impostos federais sobre o óleo diesel, com o objetivo de financiar o programa de descontos para carros populares novos, lançado pelo governo federal no primeiro semestre deste ano. A expectativa, então, era de que, sem os tributos, o preço do óleo diesel tivesse uma estabilidade até o final deste ano, pelo menos. O custo do óleo diesel é um dos maiores desafios enfrentados pelos empresários do setor de transporte, segundo a Pesquisa CNT (Confederação Nacional do Transporte) Perfil Empresarial – Transporte Rodoviário Urbano de Passageiros, apresentada em agosto passado no Seminário Nacional NTU. O levantamento mostrou que 74% das empresas apontam o preço do diesel como a principal dificuldade enfrentada na prestação dos serviços de transporte e que quase 57% das empresas consideram difícil reajustar o valor das tarifas em decorrência de aumentos. É sempre importante lembrar que o óleo diesel ainda é o combustível usado no transporte de passageiros e de cargas no Brasil. As oscilações de preços do diesel não atingem, somente, os custos da prestação dos serviços das empresas operadoras de ônibus, mas, também, os preços de alimentos e mercadorias e, assim, a inflação. Desta forma, alterações nos valores do litro do óleo diesel afetam, significativamente, setores essenciais e importantes para a economia, a mobilidade e a vida dos brasileiros.”
Como destacado na nota, o aumento constante no valor do diesel dos últimos tempos, soa como a principal dificuldade operacional na prestação de serviços, visto que o reajuste no valor das tarifas e de repasses (Quando sistemas de transporte contam com subsídios).
Cerca de 12 a 25% no valor do diesel são impostos que por sua vez, oneram ainda mais o custo de operação de transportes. Nossa equipe defende a total anistia dos impostos de combustíveis destinados ao transporte de pessoas por ônibus e cargas essenciais, afim de baratear as operações e reduzir os custos que impactam diretamente a população.