16 de Outubro: Dia do Instrutor de Trânsito
Categoria de profissionais é de suma importância para o futuro do setor e essencial na formação de novos profissionais.
16 de Outubro é o Dia do Instrutor de Trânsito, também conhecido como o “Professor” das garagens, categoria de profissionais cada vez mais necessários na sistemática do transporte coletivo por ônibus e cargas. Coincidência ou não, o Dia do Instrutor é comemorado 1 dia após o Dia do Professor.
A importância da profissão começa lá no início de todo processo, através das Auto Escolas, onde instrutores de forma prática e teórica, colaboram em formar milhares de profissionais, todos os dias, seja nas categorias iniciais quanto nas destinadas de forma específica a condução de veículos de maior capacidade.
No mundo do ônibus, a categoria também possui estimada importância, principalmente na avaliação de contratação de novos condutores, além do acompanhamento com foco na prevenção de acidentes, atualização de novas e evolutivas tecnologias e economia de combustíveis e insumos, de condutores que já fazem parte do quadro de colaboradores, bem como a instrução e profissionalização voltadas as atualizações e ou criações de novas leis e regras que compõem o trânsito e os contratos assinados pelas empresas na prestação do serviços em qualquer uma das vertentes, seja de quem chega ou já está presente no ambiente.
As escolinhas que formam profissionais do volante dentro das próprias garagens (ação pouco explorada na atualidade mas que já foi o centro de grandes feito]s operacionais) também encabeçam os portfólios de quem atua no setor.
Com o passar dos anos até chegar a atualidade, além das funções já citadas, o avanço tecnológico também exigiu amplo e maior conhecimento de ferramentas complementares, atualização constante com embasamento das leis e regras cabíveis às atuações e até mesmo, realizando a integração de início de novas contratações.
O instrutor e instrutoras são peças fundamentais em qualquer esfera do trânsito e do transporte e por isso, merece reconhecimento e valorização de sua mão de obra tão importante.
Costumamos dizer em nossos textos e participações em programas voltadas ao setor, que “É uma dádiva de extrema importância daqueles que se comprometem a ensinar o que se aprendeu para engrandecer o conhecimento dos demais” como forma de ressaltar a importância e fomentar a valorização destes que são ESSENCIAIS para a evolução do transporte, que buscam cada vez mais informações para serem transmitidas, com foco na economia, legislatura e segurança, além da ampla capacidade empática, pois em grande maioria, estes, já fizeram parte de quadros operacionais.
Aproveitando o espaço, cabe chamar a atenção para o déficit de profissionais nas áreas de manutenção e operação que tem impactado as operações das empresas de transporte não somente de passageiros, mas de carga também. A quantidade de novos profissionais que surgem nos setores, não suprem aqueles que resolvem trocar de área, como também na baixa de atuação destes que por longos anos, dedicaram suas vidas em conduzir sonhos.
É necessário valorizar a atuação de bons profissionais, criar bons ambientes e valorizar a mão de obra que por muitas vezes, vai além de um salário compatível e pago em dia.
Nunca antes os setores administrativos foram tão qualificados mas também, mais distante do que nunca do portão pra fora e dos pátios de suas empresas.
Ouvir a voz do colaborador é o primeiro passo para conquistar melhorias de ambientes que trazem fidelidade entre CPFs e CNPJs em qualquer aspecto e ambiente.
O instrutor é um dos principais elos de comunicação entre partes administrativas e operacionais e pode colaborar com o mapeamento de questões que podem ser trabalhadas em prol das melhorias constantes necessárias para não somente fidelizar mas também atrair novos profissionais ao qual tanto se necessita.
Parabéns instrutores, obrigado pela capacidade de criar novos profissionais todos os dias.
Belíssimo texto, hoje dia 17 de outubro não vi uma menção elogiosa aos trabalhadores da área, obrigado pela excelente descrição da nossa função, um grande abraço Roberto Rodrigues.