Ônibus em circulação pelo Terminal rodoviário do Plano Piloto

Brasília: DER – DF libera circulação de veículos em faixa exclusiva de ônibus

Órgão justifica que medida visa desafogar o trânsito na região.

Desde a última sexta feira, 11 de Agosto de 2023, DER – Departamento de Estradas e Rodagem do Distrito Federal com aval da Secretaria de Transporte e Mobilidade – SEMOB, liberou a faixa exclusiva para ônibus na Estrada Parque Taguatinga – EPTG, também conhecida como DF-085 para circulação de todos os veículos com a justificativa de “desafogar o trânsito desta importante rodovia distrital.”

Segundo o presidente do DER, Fauzi Nacfur Junior, “com uso do corredor de ônibus, para contribuir com o trânsito naquela região onde há um grande volume de obras. A operação tem caráter experimental e será monitorada pelo DER, devendo permanecer até fazermos uma nova avaliação do tráfego local”

O secretário da Semob, Flávio Murilo Prates, destacou a importância da operação e disse que conta com a compreensão dos motoristas.

“O GDF está executando obras importantes naquela região e o momento é de compreensão de todos, cada um contribuindo para amenizar os problemas no trânsito. O corredor da EPTG é exclusivo para o transporte coletivo, mas vamos permitir que os veículos comuns ocupem essa pista, pedindo aos motoristas de carros que procurem dar preferência aos ônibus nos momentos de saída dos recuos das paradas para embarque e desembarque de passageiros”

A EPTG é a principal via de ligação do Plano Piloto com a região que abrange as cidades de Taguatinga, Águas Claras e Ceilândia. Com 24 quilômetros de corredor exclusivo, é a única via de grande porte da região que não está com obras de adequação. A operação do DER tem o objetivo de desafogar o trânsito que está congestionado devido às obras da Estrada Parque Ceilândia (DF-095), da Estrada Parque Contorno (DF-001), no trecho do Pistão Sul, da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (DF-075) e da Avenida Hélio Prates.

Na via, mais de 40 linhas transportam milhares de passageiros do transporte coletivo que sem sombra de dúvidas, terão suas viagens com tempo prolongado devido o maior fluxo de carros em um espaço que apesar do nome, já divide espaço com táxis e veículos destinados ao transporte escolar.

A medida chamou a atenção de diversos especialistas e também da NTU, Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos que condena a decisão e apela para que as entidades envolvidas, reveja a decisão.

Confira a nota na íntegra:

A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU condena a decisão do Governo do Distrito Federal de liberar a faixa exclusiva para ônibus, vans escolares e táxis da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) para o trânsito de todos os veículos. A decisão vai na contramão das recomendações técnicas e melhores práticas de mobilidade urbana e sustentabilidade ambiental adotadas em todo o mundo, e terá efeito contrário na redução dos congestionamentos, pretendida pelo governo local.

É consenso, entre os especialistas, que a solução para melhorar o fluxo do trânsito nas cidades é aumentar, e não diminuir, a prioridade dada ao transporte público coletivo, que responde por 28% de todos os deslocamentos de pessoas, sendo que os ônibus urbanos contribuem com 85,7% desse total. Ao cumprir seu papel de transportar a maioria da população, os ônibus ocupam, em média, 8% do espaço nas ruas e avenidas das grandes cidades, sendo muito mais eficientes e produtivos que os carros particulares, que são responsáveis por 26% de todos os deslocamentos, mas ocupam, em média, 80% do espaço viário, e são os grandes causadores dos congestionamentos.

“Os carros transportam, em média, 1,2 passageiro por viagem; ou seja, um ônibus pode levar o mesmo número de pessoas transportadas por 40 carros, ocupando um espaço 20 vezes menor. Dar mais prioridade aos ônibus, com mais faixas exclusivas, tornaria o transporte coletivo mais rápido e atraente, levando mais pessoas a trocar o carro pelo ônibus. Isso tiraria veículos das ruas, os congestionamentos tenderiam a acabar, o tráfego ficaria melhor para todos, e haveria menos poluição e acidentes de trânsito”, afirma o presidente executivo da NTU, Francisco Christovam.

A implantação de prioridade na via traz benefícios aos usuários, aos operadores, aos governos e, também, à toda a população, que   se refletem   no menor   tempo   de viagem do passageiro, na menor quantidade de veículos na frota de ônibus, na redução do consumo de combustível, na diminuição do volume de emissões de gases poluentes, no menor desgaste do veículo e nos custos operacionais do sistema de transporte público coletivo por ônibus.  O decorrente aumento da produtividade da frota, cujos resultados são custos menores de transporte, pode ser revertido para a redução da tarifa pública, ou, de outro modo, ser utilizado para a melhoria da oferta dos serviços e, portanto, da qualidade dos serviços.

A NTU faz um apelo à Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) do Distrito Federal para que reveja a decisão de liberar o acesso à faixa exclusiva e, ao invés disso, adote a ampliação da política de priorização nas vias, para garantir deslocamentos mais rápidos e eficientes para a população do Distrito Federal, seguindo as melhores práticas de mobilidade urbana adotadas mundialmente.

Apesar do avanço em debates, ampliação de temas voltados ao transporte coletivo em diversas esferas da sociedade, órgãos fiscalizadores e gerenciadores ainda tem praticado ações que não trazem prioridade ao ônibus, modal responsável pelo deslocamento da maioria dos Brasileiros.