Motorista acenando para a câmera. Foto: Fábio Trindade.

Opinião: Qual a importância do motorista para a sociedade?

Hoje, 25 de Julho, comemora-se o Dia do Motorista. E antes de qualquer coisa, é necessário começar parabenizando todos os profissionais que se dedicam em transportar tudo aquilo que move o mundo. Mesmo que destacando aqui, apenas os motoristas de ônibus, pois faz parte da minha áreade atuação, espero que as demais categorias como: cargas e automóveis sintam-se acolhidos, pois todos são de extrema importância ao nosso cotidiano.

Não existem frases prontas para expressar a tamanha importância da profissão para a sociedade, embora buscarei destacar aqui neste texto, a fundamental necessidade da atuação destes profissionais.

Para você que vai embarcar nesta leitura, convido a viajar para séculos atrás, onde surgiam no Brasil, as primeiras linhas, operadas por veículos de tração animal, conduzidos então pelos operadores conhecidos naquela época como charreteiros.

Condutores e veículos, não somente testemunharam o avanço e crescimento das cidades como fizeram parte de toda evolução ao longo dos últimos 2 séculos.

Assim como o avanço das cidades, tecnologias também evoluíram, fazendo com que o aperfeiçoamento da profissão acompanhasse a risca tudo aquilo que era inserido nos sistemas de transporte. Sim, a categoria cresceu junto com a sociedade.

Quem na infância, nunca sentou no banco de ônibus e observava atentamente, todos os movimentos de condução feitos e os repetiu em alguma brincadeira com os amigos?

A profissão de motorista, não somente conduziu, mas também incentivou e continua incentivando muitos profissionais por longas gerações e dos dias atuais.

O motorista e o ônibus são de extrema importância no cotidiano, e por isso, são NECESSÁRIOS, e não poderia ser outra coisa.

Mais do que pessoas e cargas, motoristas e seus veículos, transportam também, sonhos e realizações.

A categoria sempre enfrentou dificuldades ao longo de toda sua existência, mas recentemente, tem encontrado uma imensa falta de reconhecimento.

Representada e simbolizada pela atenção, comprometimento, cumplicidade, disciplina, empatia e sobretudo, respeito.

Atualmente, não somente motoristas, mas estes com maior impacto pois fazem parte da linha de frente das empresas, sofrem arduamente pelos diversos acontecimentos envolvendo os modais que atuam sem destacarem a ausência de estrutura necessária para o bom desempenho de todas as categorias no setor.

O motorista ajuda a preencher diversas páginas em branco da história de milhões de brasileiros devido a sua grandiosidade e representatividade, já o ônibus é o responsável pelo deslocamento de grande parte da população.

A falta de uma entidade capaz de defender de forma justa e sem camaradagem os profissionais do volante, o enfraquecimento de instituições de serviço social destinadas, o enxugamento de capacitação e treinamento, alem da desvalorização da categoria, afasta e desanima os atuais profissionais e não oferece atratividade para que novos profissionais atuem.

Nunca antes na história do transporte, tantas empresas, sistemas e modais necessitaram tanto de mão de obra quanto agora e a necessidade é muito superior a oferta atual, indicando assim, um possível início de colapso e redução de oferta pela falta de profissionais.

Precisamos acima de qualquer coisa, agir de forma enérgica no apoio e na valorização da mão de obra existente e desenvolver ações que tragam o apreço e reconhecimento para atuação na categoria, garantindo a continuidade da oferta de mão de obra sem desequilíbrio dos números de profissionais qualificados, que por sua vez, precisam ter acesso de forma facilitada a serviços sociais que oferecem treinamentos e qualificação com qualidade e eficiência.

Ainda há tempo de refletir e agir em prol de ações positivas a categoria, antes que o déficit numeral seja ainda maior.

Amigo e amiga motorista, que não mede esforços para fazer seu papel, seja sob chuva, sol, deixando as próprias adversidades e encarando problemas rotineiros, nosso muito obrigado por conduzir tantas vidas, tantos sonhos e tantas possibilidades. Vocês são importantes, vocês conduzem aquilo que temos de mais importante: A VIDA.