A Importância da boa receptividade nas empresas de ônibus com os colaboradores do setor operacional

A grande maioria das pessoas conhece os sistemas de transporte por ônibus da seguinte forma: horário, partida, origem e destino. Mas nós que fazemos parte e estamos presente no dia a dia, sabemos que é muito mais do que isso. Até o ônibus chegar no ponto para atender o cliente, além dos profissionais administrativos, higienização/limpeza e manutenção, temos os profissionais da área operacional, entre eles: plantonistas, fiscais, cobradores e motoristas. O dia-a-dia dos operadores é desgastante devido a inúmeros fatores, entre eles o trânsito cada vez mais congestionado e por serem linha de frente de um serviço que alcança milhares de pessoas, acabam se tornando o primeiro contato com relação as possíveis insatisfações que ocorrem rotineiramente no setor. Neste caso, motoristas e cobradores que estão no trânsito diariamente e vivenciando tudo que é de mais adverso, são os mais afetados.

Ultimamente, o maior desafio entre setores das empresas que enxergaram que a saúde mental de seus colaboradores é importante, tem sido o questionamento em torno do “O que podemos fazer para ter uma boa receptividade destes funcionários e fazer com que eles se sintam acolhidos, apoiados e lembrados de sua importância para a sociedade, como forma de amenizar os impactos ocasionados pelas diversas situações enfrentadas diariamente?”

Dispor de ações que proporcione o conforto diário destes profissionais para que comecem bem e eles se sintam importantes do começo ao fim de suas jornadas é fundamental para o acolhimento corretivo e preventivo.

É de suma importância que empresas criem políticas que fomentem a cordialidade, educação e receptividade entre todos seus colaboradores de forma com que todos se sintam parte do mesmo ambiente, sem que haja a sensação de divisão entre públicos interno e externo. Todos com sua devida importância em suas funções, mas destacamos aqui a parte “operacional-externa” devido a maior frequência de exposição com os problemas rotineiros.

As ações voltadas ao bem-estar são das mais simples possível e tudo começa com um simples Bom Dia acompanhado de um café de forma prévia ao início de sua jornada, onde pode ser possível contar com um pequeno momento de distração e até mesmo se sentir a vontade para desabafar sobre situações que congestionam suas mentes e podem arrancar sua atenção em um momento de extrema necessidade. Estes simples atos de cordialidade, educação e empatia entre colegas de trabalho tem o poder de deixar o dia mais leve, em qualquer ambiente, conversas descontraídas e divertidas é um bom artifício para que sua rotina não conte com um dia massante.

O se importar com o seu funcionário é uma chave fundamental para mostrar que o seu colaborador é importante para o seu negócio. Mostrar que ele não é apenas um número que fecha o seu quadro, ser humanizado e cordial é essencial para a criação de um ambiente minimamente aceitável.

Quando seu colaborador trabalha sabendo de forma nítida que é parte da equipe e que é bem tratado, toda a cadeia flui de uma forma leve e tranquila do inicio ao fim de suas jornadas, sendo assim, o desgaste, o cansaço, e o stress se torna menor, pois uma receptividade acolhedora pode mudar totalmente o dia de quem está na linha de frente do transporte coletivo.

Enquanto a dinâmica de grande parte dos sistemas de transporte por ônibus permanecer com a política do “vigiar e punir” os colaboradores estarão trabalhando de forma pesada e estressante, pois em visão generalizada, todo e qualquer passo em falso será lhe aplicado uma sanção disciplinar, muitas vezes sem as devidas tratativas e apurações realizadas. Hoje com as mudanças de tratativas de Gestores, Líderes e Supervisores com os suas equipes tendem a evoluir e mudar constantemente levando em conta o fator do bem-estar e da satisfação entre colaboradores, mudanças são previstas ao passar dos tempo, porém não é de uma hora para outra que esse modo de tratamento enraizado será tirado do sistema de transportes.

Integrar seus colaboradores a equipe, independentemente do período na empresa é saber além do seu profissional é entender de todos seus percalços rotineiros (de forma legítima), suas angustias, suas aflições e suas dores que pode ser muito além da questão profissional. Ouvir o que o outro tem a dizer, por mais que você não tenha a solução, trás conforto emocional e mental necessário para deixar seu dia mais leve.

Algumas empresas pensando em nestas questões, já contam com profissionais da área psicológica para atendimento de seus colaboradores. A especialidade também é uma das mais procuradas junto aos Serviços Sociais do Setor, o SEST-SENAT.

É com ações eficazes e simples que conseguimos fazer com que os colaboradores sejam e sintam-se bem acolhidos e tratados, se sentindo parte de um time que enxerga importância em suas atividades e funções. A receptividade deve ser constantemente trabalhada dentro de uma empresa e humanizar as tratativas e o acolhimento ao seu funcionário é fundamental, principalmente em épocas que a mão de obra parece estar cada vez mais escassa.