Ano novo, velhas práticas: A comunicação no transporte precisa ser mais efetiva e menos palanque de assuntos que não agrega ao setor

O ano de 2024 assim como todo ano que se inicia, renova os nossos votos de determinação e esperança com relação às nossas metas pessoais e profissionais, bem como nossos sonhos e em qualquer situação, uma das palavras que simboliza tudo isso é “MUDANÇA”.

É impossível não destacar que nos últimos anos, o setor de transporte coletivo por ônibus tem evoluído no quesito COMUNICAÇÃO, mesmo que ainda não alcançado um patamar aceitável de comunicação efetiva com clientes e colaboradores, mas caminhos já vêm sendo seguidos rumo à esta realidade.

Quem acompanha nossas ações, artigos e até mesmo diretrizes, sabe que defendemos uma comunicação efetiva no setor de forma prática, simples e objetiva, sem deixar o capricho, o conhecimento e a dedicação de lado.

E a efetividade de uma comunicação passa por diversos assuntos, entre eles: informações que são de extrema relevância operacional, tais como desvios, aumento no tempo de viagem, mudança nos horários e até mesmo renovação de frota e criação de novos serviços também estão no escopo positivo de manter o cliente bem informado. Campanhas de conscientização colaboram na promoção do bem-estar, da saúde e a segurança no modal responsável por transportar a grande maioria dos Brasileiros em seus deslocamentos.

Um exemplo de campanha neste mês de Janeiro, é a campanha Janeiro Branco – Mês de Promoção da Conscientização da Saúde Mental e Emocional, que vem ganhando destaque nos últimos anos do setor. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, o Brasil é um dos países cuja população mais sofre com ansiedade. Cerca de 9,3% da população sofre com isso e o dado é ainda mais alarmante quando se destaca que 1 em cada 4 pessoas irá sofrer de com algum transtorno mental ao longo de sua vida.

Ações e conteúdos destinados a qualidade da saúde mental e emocional abrangem não somente os clientes, mas também os colaboradores do setor, onde as profissões vem sendo cada vez mais afetadas por questões voltadas ao tema e merece atenção nesta especialidade, afim de promover melhor bem-estar e qualidade de vida aos profissionais.

Estes são apenas alguns de inúmeros temas que são capazes de conquistar o apreço, cuidado e entendimento dos mais diversos assuntos que rondam o mundo do transporte coletivo, mas que não são trabalhados com a intensidade e a importância que merece, uma vez que determinadas páginas voltadas à comunicação de empresas, entidades representativas e até órgãos gestores, estão mais preocupados em associar horóscopos e reality shows que não trazem nenhuma efetividade enquanto assuntos de grande relevância são deixados de lado e a ferramenta que poderia ser usada para aproximar e valorizar os serviços de clientes e colaboradores, seguem sendo utilizadas de forma errada e sem efetividade.

Até mesmo o uso de imagens ultrapassadas e que não condizem com os assuntos abordados, são expostos de forma comum e descontextualizada, deixando de lado a importância de um dos principais cartões de entrada de um conteúdo e publicação feita. Tem quem diga que a foto que fala conquista e convida aqueles que visualizam o material divulgado a lerem todo o conteúdo. E sinceramente? Eu concordo.

A ideia aqui não é destacar determinadas estratégias de comunicação que podem ser consideradas como falhas, mas sim, que existem formas mais dinâmicas e objetivas que conquistam a valorização ao setor e conquiste a confiança de seu público, sem negligenciar os percalços e principalmente as sugestões recebidas, dando a devida importância aos contatos estabelecidos, com os retornos devidos.

Redes sociais, canais de comunicação e equipes que cuidam do gerenciamento destes, não podem jamais, negar posicionamentos, respostas e tratativas, levando a transparência que conquistará o apreço, a confiança, o entendimento e o respeito pelo setor e suas peças fundamentais.

Que o novo ano traga criatividade, efetividade e senso de realidade, deixando de lado aquilo que não trás valor ao setor e que se conquiste o verdadeiro valor da comunicação efetiva.

#VamosNosComunicar