EIXO GIOVANNI GRONCHI: CONCORRÊNCIA, CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO, EXPANSÃO E NÚMEROS DO TRANSPORTE SOBRE ÔNIBUS.

Importante via na zona sudoeste, possui peculiaridades e se destaca pela concorrência no transporte de passageiros sobre ônibus. Conheça um pouco de sua história e números do transporte que passa por remodelação.

A Avenida Giovanni Gronchi é uma das principais vias da Zona Sudoeste da cidade de São Paulo. Ganhou importância na década de 60 após a inauguração do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, casa do São Paulo Futebol Clube. A via possui este nome em homenagem a um presidente italiano que visitou o Brasil no ano de 1958. Liga a Vila Andrade no entroncamento de vias como Carlos Caldeira Filho, Estrada de Itapecerica e João Dias até o bairro do Morumbi, no entroncamento das vias Jorge João Saad e Pedre Lebret. O constante movimento sempre foi uma marca registrada, principalmente após a década de 90, época marcada pela verticalização do Morumbi e expansão do bairro de Paraisópolis. Nos anos 2000, a evolução imobiliária chegou com mais força, trazendo uma grande expansão comercial ao longo de toda a via, criando escritórios e comércios que atendesse toda a necessidade da população local e criando assim, um polo empregador. Com a mistura de aparelhos públicos, comércios, empresas e residências ao longo de seus 7.2km de extensão e também ao seu redor, a via possui uma intensa procura por deslocamentos curtos e oriundos de outras partes da cidade. A chegada do metrô de maneira próxima, auxiliou e muito quem circula pela região. Hoje, a via possui 2 estações próximas. A estação que leva o mesmo nome que a via está anexada junto ao Terminal João dias, na ponta sul e a recente inaugurada estação São Paulo Morumbi, está a cerca de 1.5km de sua esquina na ponta norte. A concorrência na via que possui atualmente 17 linhas entre linhas base, atendimentos e sistema noturno operadas por 5 empresas diferentes e transporta em média 150.000 pessoas por dia útil, merece destaque. Podemos dizer que as linhas de ônibus em sua boa parte, acompanharam o crescimento e desenvolvimento da região e estão atualmente em constante evolução. Confira abaixo, detalhes de cada uma das linhas que circulam pela via com dados importantes de suas operações.

5119/10 – Terminal Capelinha X Largo São Francisco: A linha que faz a ligação com o Terminal Capelinha, na região do Capão Redondo até a região central de São Paulo, Possui 2 atendimentos: /22 que liga o Terminal João Dias ao Largo São Francisco e o /23 que parte também do Terminal João Dias e tem como destino o Instituto Lucy Montoro. Atualmente a linha base somada aos atendimentos, transporta 26.000 pessoas por dia. Foi a linha que registrou maior aumento no número de passageiros transportados nos últimos 5 anos. Em seu último ano, transportou 7.566.580 clientes. Com intervalos médios de 10 a 15 minutos, a linha é operada por veículos articulados de 23mt e além de atender a Avenida Giovanni Gronchi, possui a Avenida Brigadeiro Luis Antônio e Rua Tabapuã como vias princpais de seu trajeto. A linha é operada pela Viação Campo Belo. Possui problemas com a formação de comboios (mais de um carro seguido ao outro) proporcionando intervalos acima do programado nestes acontecimentos. Com os investimentos que a empresa recebeu, todos os veículos que operam nesta linha são dotados de Ar condicionado e carregadores para celular, exigência para renovação de frota na capital.

647A/10 – Valo Velho X Pinheiros: A linha é operada pela KBPX (Antiga Transkuba). Transporta em média, 12.000 pessoas por dia útil e realiza importantes ligações, atendendo vias como Carlos Caldeira Filho e Avenida Brigadeiro Faria Lima, outro importante centro comercial e empresarial da região. Vale ressaltar que a linha parte da divisa com Itapecerica da serra. Os intervalos são variados de 10 a 20 minutos em dia úteis e a frota operante é de veículos padron (Motor traseiro – Piso Baixo). No comparativo realizado nos últimos 5 anos, foi a única a apresentar estabilidade, além de pequeno crescimento se comparado os anos de 2017 e 2018.

647P/10 – Cohab Adventista X Terminal Pinheiros: Transporta em média 13.500 pessoas por dia. Possui frota variada de veículos padron e articulado 18mt. Transporta em média 13.500 pessoas por dia e intervalos médios de 8 a 15 minutos. Além da ligação entre a Giovanni Gronchi e Faria Lima, a linha atende ao Centro Empresarial de São Paulo – CENESP. O empreendimento fica a poucos metros da esquina sul da Giovanni, na avenida Maria Coelho Aguiar, também possui grande procura pelo transporte, apesar do crescimento constante no número de linhas de fretamento. No comparativo com os últimos 5 anos, a linha aponta pequenas quedas desde 2015 no número total de passageiros transportados. Apesar de ser linhas com operações mais periféricas, no caso fora dos corredores tradicionais, as linhas da KBPX conseguem manter uma boa frequência no eixo. 

CURIOSIDADE: As linhas 5119/10, 647A/10 e 647P/10 atendem ao Terminal João Dias em ambos os sentidos devido a intensa procura dos passageiros a linhas que circulam pela Avenida Giovanni Gronchi. Pontos exclusivos para embarque e desembarque de passageiros desta linha são usados para maior praticidade. 

809J/10 – Jardim Colombo X Metrô SP Morumbi – Circular. Uma das linhas que mais obteve alterações de trajeto. Era Praça Ramos, passou para Pinheiros, Terminal Pinheiros e agora já com características alimentadora (Mesmo que operado por uma empresa estrutural) tem como seu destino, a Estação São Paulo Morumbi do Metrô. Transporta em média, 1600 passageiros e tem enorme função social, pois é uma das 2 linhas que atendem ao Hospital Darcy Vargas, referência no atendimento infantil. Foi uma das linhas que registrou maior queda de demanda nos últimos anos. Transportou no ano passado, apenas 649.034 passageiros. Com intervalos médios de 20 a 30 minutos, a operação com veículos básicos (motorização dianteira) proporciona maior agilidade nas vias estreitas de seu trajeto. 

Confira abaixo, gráfico mostrando a demanda nos últimos 5 anos das linhas estruturais da via: 

Na parte alimentadora, vamos dividir por duas etapas, cada uma por cada empresa operadora. Neste primeiro momento, vamos falar das linhas da Alfa Rodobus. 

A Alfa Rodobus opera 3 linhas no eixo, sendo 2 de operação comum e 1 do sistema noturno. Sem dúvida, se destaca pela grande operação, demanda e renovação de frota que realizou ao longo dos últimos tempos. 

Começando pela linha 746C/10, que liga o Jardim Taboão, na divisa com Taboão da Serra a Santo Amaro. Possui uma boa frequência e é uma das linhas mais procuradas da via, mesmo percorrendo apenas um pequeno trecho dela. Importante salientar que realiza uma importante ligação entre o Shopping Jardim sul e plataformas externas do Terminal João Dias ao bairro do Portal do Morumbi. Com intervalos médios de 5 a 12 minutos nos dias úteis, possui uma frota mista entre veículos do modelo midi e básicos (estes já com novos padrões de exigência, como: ar condicionado e carregadores USB). A linha transporta em média, 18.000 passageiros por dia. Possui uma boa renovação de passageiros entre o bairro do portal e o shopping jardim sul, ponto de referência comercial na avenida Giovanni Gronchi. Apesar de transitar por vias amplamente congestionadas, consegue manter uma boa frequência. Transportou no último ano, quase 5.300.000 passageiros. Registra aumentos anuais constantes, apesar de uma grande queda se comparada a 2014 e 2015.

Linha: 746H/10 – Jardim Jaqueline X Santo Amaro: A empresa também realiza a ligação entre o bairro que fica ás margens da Rodovia Raposo Tavares até Santo Amaro, percorrendo vias importantes, como: Eliseu de Almeida, Jacob Salvador Zveibil – onde também está a recém inaugurada estação do Metrô, São Paulo – Morumbi, Jorge João Saad e claro, percorre praticamente toda a extensão da Avenida Giovanni Gronchi. Com a chegada do metrô, a padronização de veículos maiores, com ar condicionado foi praticamente instantânea, mas ainda assim, não supre a necessidade da superlotação da linha que possui cerca até 4 renovações de passageiros em uma unica meia viagem. Compete diretamente com as linhas estruturais da via nos deslocamentos internos. Os intervalos médios de 7 a 15 minutos durante os dias úteis parecem já não comportar mais tamanha procura ou sinaliza uma melhor programação de suas operações. Ao fechamento desta matéria, recebemos a notícia da criação de um atendimento aos sábados e domingos com apenas uma viagem ás 04:40 denominada 746H/21 – Jardim Jaqueline X Metrô Morumbi, para atender os usuários que necessitam de deslocamento antes da primeira partida nestes dias, que é as 05h. Transportando em média 21.000 passageiros. Após a forte queda de demanda também entre 2014 e 2015, a linha parece se recuperar no número de transportados e indica potencial para ir muito mais além. 

Apesar da queda forte registrada nos comparativos entre 2014 e 2015, a empresa recuperou o que perdeu e ainda mantém constante crescimento no número de passageiros transportados. O maior registro acontece entre 2017 e 2018, provando assim que a renovação de frota, pode ocasionar grandes impactos positivos em sua arrecadação. 

Nesta segunda etapa sobre as linhas alimentadoras, vamos falar da Auto Viação TransCap, que possui 4 linhas e 2 atendimentos na via. No ultimo ano, suas linhas transportaram mais de 14 milhões de pessoas. Confira mais informações, abaixo.

746P/10: Paraisópolis X Santo Amaro: A linha que liga o maior e mais populoso bairro as margens da Giovanni Gronchi, transporta em média 10.000 passageiros por dia. Com frota mista entre veículos Midi e mini ônibus para desenvolver maior agilidade nas vias apertadas do bairro de Paraisópolis, a linha percorre um bom trecho da via, atendendo Shoppings, as plataformas externas do Terminal João Dias e Santo Amaro, um dos principais centros comerciais da zona sul, mas com grande geração de demanda para o trecho. Mantém uma boa crescente desde 2015, transportou no ano passado, mais de 3.100.000 passageiros. Possui o atendimento 746P/31 com a mesma denominação, mas com itinerário fora da via para atender os passageiros da Rua Itapaiúna e Avenida Nações Unidas. 

775F/10 – Jardim das Palmas X Hospital das Clínicas (Circular): A linha que parte de um dos bairros mais populosos de sua região e realiza importantes ligações passando pela divisa de Taboão da Serra, Portal do Morumbi, percorre um bom trecho da Avenida Giovanni Gronchi, passando pela região do Morumbi, atendendo ao estádio, palácio do governo e hospitais. Também possui trecho exclusivo de operação, sendo a única linha a atender todos estes pontos e percorrer vias importantes da zona oeste, como Teodoro Sampaio e Cardeal Arco Verde, em Pinheiros. Frota mista entre Midi e Mini ônibus. Alguns horários chegam a apresentar superlotação levando em conta que o desenvolvimento do trânsito em seu trecho, afeta diretamente o desempenho da linha pois se trata de uma linha circular. Possui o atendimento /31 que liga o bairro do Jardim das Palmas até o Parque do Povo, atendendo a Giovanni Gronchi a partir do Shopping Jardim sul. Transporta em média, 13.000 passageiros por dia e registra evolução no número de transportados, com destaque no comparativo entre 2017 e 2018, que que transportou mais de 176.000 pessoas. 

807J/10 – Terminal Campo Limpo X Shopping Morumbi: A linha que realiza uma ligação direta ao Shopping Morumbi atendendo a estrada do Campo Limpo, Divisa com Taboão, Portal do Morumbi, Estádio e Avenida Morumbi. Registrou oscilações em sua demanda nos últimos anos. Transportou quase 2 milhões de passageiros no último ano e possui frota de veículos básicos. Intervalos médios de 8 a 20 minutos. 

807M/10 – Terminal Campo Limpo X Shopping Morumbi: Apesar da mesma denominação de sua “irmã”, a linha possui uma grande diferenciação de trajeto, atendendo aos bairros do Umarizal, as margens da estrada do Campo Limpo e ao Real Parque, bairro vizinho a Paraisópolis. Transporta em média, 14.000 pessoas por dia e possui frota composta de veículos modelo midi. Apesar de ser uma linha totalmente cargueira, vem registrando constantes quedas no número anual de transportados. 

Entre estabilidade, pequenas quedas e recuperações. Este é o cenário da Transcap nos últimos 5 anos em linhas que atendem a via: 

Como citado anteriormente, principalmente no trecho onde falamos da linha 746H/10 – Jardim Jaqueline X Santo Amaro, a estação de metrô São Paulo Morumbi que fica entre as Avenidas Francisco Morato X Jorge João Saad e Deputado Jacob Salvador Zveibil criou novas possibilidades de deslocamentos rápidos utilizando o modal. Tanto é que com a superlotação das linhas que atendem o eixo, foi implantada a linha 8029/10 – Shopping Portal X Terminal Metrô Morumbi. Atualmente a linha transporta cerca de 2.500 passageiros e possui grande possibilidade de crescimento. 

Na contra mão do promovido ultimamente, os eixos onde a concorrência é abrangente, a população só tem a ganhar. Fatores como frequência e renovação com atrativos são essenciais para manter o crescimento, sem descartar claro, o item mais importante: A frequência em sintonia entre os intervalos. Apesar da via estar recebendo um aumento considerável no número de linhas de fretamento e até mesmo o uso de aplicativos de transporte por veículos menores, os gráficos mostram que apesar de quedas registradas ao longo dos anos, é possível recuperar sua demanda e ainda assim, almejar crescimento.