Campanha “Ponto Final ao Abuso Sexual nos Ônibus de SP” vence “Premia Sampa”

Campanha vencedora levou o premio na categoria “Linguagem Simples”

A Campanha Ponto Final ao Abuso Sexual nos Ônibus de São Paulo venceu o Premia Sampa na categoria Linguagem Simples.

A campanha lançada pela Prefeitura de São Paulo teve início em Março de 2021 em parceria entre a SPTrans (São Paulo Transportes S.A – Órgão responsável pela fiscalização e gerenciamento do transporte coletivo na cidade), SETRAM (Secretaria Executiva de Transportes e Mobilidade) e a SMDHC (Secretaria de Desenvolvimento Humano e Cidadania) e contou com a adesão de todas as empresas do sistema de transporte coletivo por ônibus da cidade de São Paulo.

A campanha tem o objetivo de conscientizar e combater a prática do abuso sexuais nos coletivos, além de incentivar a denúncia por parte das vítimas, de outras mulheres, testemunhas e de motoristas e cobradores(as).

Além de cartilhas instrutivas dedicadas aos colaboradores e reforço no treinamento, peças exclusivas do Jornal do Ônibus para veiculação nos coletivos e conscientização da população também foram trabalhados.

A ação foi aprovada por cerca de 88% da população segundo pesquisa realizada pela própria SPTrans.

Durante o período de campanha, o serviço de atendimento da prefeitura de São Paulo, central 156, ganhou a exclusividade do dígito 0, para tratar de forma direta, o registro de denuncias sobre abuso sexual, inclusive nos ônibus, aos quais todos os colaboradores envolvidos, possuem conhecimento do procedimento que deve ser seguido em casos do tipo. Além disso, um posto de atendimento em apoio a mulher vitima de abuso ou violência, foi inaugurado no Terminal Sacomã na mesma data de lançamento da campanha. O local funciona das 08h ás 17h de Segunda a Sexta feira (Exceto Feriados) e possui espaço para atendimento sigiloso e ambiente com livros infantis para mulheres que estiverem com seus filhos e no primeiro ano, realizou 77 atendimentos.

Entrada do Posto de atendimento, localizado no Terminal Sacomã.

Sobre a Campanha: foi desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) para ter o maior alcance possível, com peças divulgadas em diversas edições do Jornal do Ônibus, vídeos, postagens nas redes sociais e ônibus adesivados com a marca e o slogan da campanha. O tema também foi incluído no programa de treinamento da SPTrans, que tem o objetivo de melhorar a competência dos profissionais que atuam na “ponta” do sistema de transporte público, ou seja, motoristas, cobradores(as) e fiscais, com temas como Segurança Viária, atendimento aos passageiros, entre outros. A SPTrans também orienta sobre o procedimento correto no atendimento às vítimas.

Sobre o Premia Sampa:

As primeiras edições do prêmio aconteceram em 2007 e 2008 com o nome Prêmio São Paulo Cidade e foi relançado em agosto de 2018 já como Premia Sampa, tendo contribuído para promover projetos relevantes, compartilhar conhecimentos, reconhecer os servidores e multiplicar experiências bem-sucedidas. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira, 12 de dezembro, em uma cerimônia realizada na Praça das Artes. Na edição de 2022 do Premia Sampa, o maior prêmio de inovação da cidade de São Paulo, foram premiadas cinco categorias diferentes: Larga Escala; Iniciativas Locais; Processos Internos; Políticas Públicas; e Linguagem Simples.