Foto: Redes Sociais - BRT/MobiRio

BRT Rio tem fiscalização para coibir evasões

Medida entrou em vigor no dia 14 de Novembro

O BRT Rio vem passando por uma série de mudanças desde que a Prefeitura da cidade passou a gerir o sistema de ônibus por corredores na cidade.

Apesar da aquisição de mais de 500 ônibus em diferentes lotes e a entrega destes já iniciada de maneira tímida, nenhum destes ainda iniciaram suas operações, mas é possível ver testes de rodagem e treinamento com colaboradores no mesmo patamar.

Além disso, estações estão sendo reformadas com maior frequência, porém, as reclamações continuam de forma abundante, principalmente com relação ao funcionamento do ar condicionado e portas que não fecham. Conservação, limpeza e oferta de lugares também estão nesta lista.

A ausência de fiscalização também é um dos grandes problemas no modal, que por sua vez, tem a evasão (Embarque nas estações e ônibus sem o pagamento da tarifa) no embarque com uma gigantesca frequência.

Com isso, no último dia 14 de Novembro, a concessionária Mob Rio anunciou que o sistema BRT conta com agentes de fiscalização para coibir evasões, semelhante ao que ocorre no sistema VLT da cidade.

COMO FUNCIONA:

O agente embarcado na estação e coletivo passará com uma maquininha que é capaz de identificar o último débito do cartão de embarque, possibilitando assim, mostrar se houve ou não evasão no embarque.

Apesar da atitude, vale a ressalva de que o uso de forças de segurança em todo o sistema para fortalecer as ações de fiscalização, seja feita de forma efetiva e traga seguridade não somente para os agentes de segurança como também para todos os clientes do sistema.