Cai o número de assaltos a ônibus em Curitiba.

Câmeras nos ônibus tem ajudado na redução nos números de assaltos, uma das principais reclamações dos passageiros do sistema URBS.

Curitiba registrou uma queda significativa de 53% no número de assaltos e roubos nos ônibus da cidade se comparado com o mesmo período de 2018.

Entre os meses de Janeiro e Fevereiro de 2018, foram registradas 201 ocorrências contra 131 no mesmo período de 2019, uma queda de 53% no número geral.

Os números são frutos de ações da Guarda Municipal que desde 2017, vem promovendo ações para inibir fraudes (como os fura – catracas) no sistema e também da instalação de câmeras de vigilância nos 208 novos ônibus que vem sendo adquirido pelas empresas do sistema nos últimos 2 anos.

O número de câmeras em cada coletivo são variáveis de acordo com seu tamanho. Os bi articulados por exemplo, possuem 8 câmeras. Já os veículos de menor porte, são 4 espalhadas por diversos pontos com monitoramento em tempo real e imagens armazenadas no Centro de Controle Operacional – CCO da URBS, empresa responsável pela Urbanização e Fiscalização do Transporte coletivo da cidade de Curitiba e as imagens ficam a disposição das autoridades em caso de necessidade.