18 de Maio: Dia do museu. Veja dicas de locais para conhecer mais sobre o transporte.

18 de Maio se comemora o dia internacional de museus. De grande importância para preservar os registros passados daquilo que representa, os museus possui grande valia para a evolução da nossa sociedade.

Aqui no Brasil, é realizada a semana nacional de museus, que além de divulgar programações com vastos conteúdos, também chama a atenção para a preservação dos espaços e de seus conteúdos preservados. A semana vai de 15 a 21 de Maio.

Vamos hoje com 4 dicas de museus e memoriais que podem ajudar a conhecer e ampliar os horizontes sobre o tema Transporte coletivo espalhados pelo Brasil.

1 – MUSEU VIRTUAL DO TRANSPORTE URBANO:

O museu virtual do transporte é um site que busca mostrar a evolução do transporte urbano ao longo das civilizações, em especial, em cidades Brasileiras. Com temas variados que vão desde a antiguidade, falando sobre a técnica de rolagem até a era contemporânea, falando sobre a expansão da rede de trolebus mundo a fora, passando pelas criação da roda, redes, charretes e demais “modais” o tema EVOLUÇÃO possui mais de 100 páginas de intenso conhecimento. Salas mostrando a história do transporte no Brasil, histórias por estado e as artes que os envolvem, além dos primórdios, responsáveis pela evolução do transporte no Brasil, também possui um pouco de suas histórias contadas no site. Acesse e complemente seus conhecimentos: http://www.museudantu.org.br

Página com excelentes conteúdos.

2 – MUSEU DOS TRANSPORTES GAETANO FERROLA:

O museu que foi fundado por iniciativa do Ex funcionário da CMTC (Cia. Municipal de Transporte Coletivo) da cidade de São Paulo e leva seu nome em homenagem ao homem que iniciou um dos maiores acervos históricos sobre o transporte existente no Brasil.

O espaço conta com o primeiro bonde a circular no Brasil (1859 – Rio de Janeiro) e 1872 (São Paulo), um bonde de tração animal, o primeiro trólebus de fabricação nacional, produzido em 1960. Composto por um jardim que lembra a São Paulo do século XIX com luminárias e paisagem rende brilho ao espaço que conta com cerca de 1500 fotos e 1500 livros além de móveis e documentos mostrando e evolução do transporte na principal capital Brasileira.

Maquetes, miniaturas e demais veículos, em especial um dos primeiros trólebus a circularem na cidade, veículos de fiscalização e o gigante fofão, ônibus urbano de 2 andares, também chamam a atenção de quem passa por lá.

O museu fica localizado na Avenida Cruzeiro do Sul, 780 – Canindé, São Paulo – SP. Com funcionamento de Terça a Domingo, das 09h ás 17h.

Maiores informações podem ser encontradas no telefone: (11) 3315-8884 e pelo site: http://www.sptrans.com.br/museu/

A entrada é gratuita.

Ônibus Fofão. Uma das principais atrações do espaço Paulistano.

3 – MEMORIAL DA SEGURANÇA NO TRANSPORTE:

A cidade referência na evolução do transporte mundial não poderia ficar de fora. Curitiba possui o Memorial Volvo de Segurança no Transporte, um espaço que reúne história e tecnologia, além de proporcionar experiências que podem mudar os comportamentos no trânsito.

A atração principal fica por conta de um Bi Articulado no padrão Curitiba suspenso, cujo a frente do mesmo, faz parte do cartão de visitas do espaço, ficando para fora do prédio. Ao acessa lo, é possível observar toda dinâmica de motores, peças e componentes do veículo. Simuladores de capotamento, Crash test, bafômetro e óculos de realidade virtual também chamam a atenção dos visitantes. Paredes revestidas e gráficos e dados, mostram a evolução do transporte através de seus números.

O local fica na Rua Eduardo Sprada, 6447 – Cidade Industrial, Curitiba – PR. Seu horário de funcionamento é das 09h ás 17h com entrada permitida até as 16:15 de Quarta a Sábado. A entrada é gratuita. As visitas devem ser agendadas com brevidade através do site:

Entrada do memorial, na cidade de Curitiba. Ícone de atração, frente de um Bi articulado suspenso.

4 – CENTRO CULTURAL FETRANS:

A Federação das Empresas de Transportes Rodoviários dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, conta com espaços destinados a história e cultura do transporte na região, contados através de arquivos originários dos séculos XIX e XX com ampla galeria de fotos e atrações que mostram a evolução do transporte nas principais cidades. Pesquisas e publicações enriquecem o patrimônio do transporte coletivo que possui registro desde os bondes de tração animal até os ônibus mais modernos.

Atividades de conscientização e ensinamentos no trânsito para alunos de escolas também são atrações do local.

Confira mais através do site: https://fetrans.org.br/centro-cultural/ ou pelo telefone: (85) 3261 – 7066.

O local fica situado a Rua Dona Leopoldina, 1.050 – 1° andar – Centro – Fortaleza – CE. Com horário das 08h às 18h.

Espaço recebe com frequência, alunos de escolas de toda a região para conhecer mais sobre o transporte.

Aproveite. Conheça mais sobre o transporte.