Transporte por ônibus intermunicipal e trilhos de São Paulo contam com reajuste a partir do dia 1

Última atualização dos valores foi em Janeiro de 2020.

Os ônibus intermunicipais do estado de São Paulo gerenciados pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, contará com novos valores praticados na cobrança de tarifas das linhas em circulação nas 5 regiões metropolitanas de atuação a partir de Segunda Feira, 01 de Janeiro de 2024.

Sem atualizar os valores de tarifas desde 2020, o reajuste médio será de 13,64%, valor inferior a inflação acumulada do período que segundo nota da gerenciadora, foi de 28,40%.

Os valores de cada linha podem ser conferidos através do link: https://www.emtu.sp.gov.br/emtu/itinerarios-e-tarifas/tarifas-em-formato-pdf.fss

Já o serviço de trilhos, compostos por trem e metrô, também contam com atualização em seus valores. Os atuais R$ 4,40 cobrados, passam a valer R$ 5,00.

O aumento no trem e metrô provoca também reajuste no valor de integração praticados por algumas cidades como é o caso de São Paulo.

O valor fixo para integração com desconto do ônibus intermunicipal para os trilhos passa a ser de R$ 3,50, antes cobrado R$ 2,90 uma diferença de R$ 0,60. Já dos trilhos para o ônibus, o valor de R$ 3,50 é abatido do valor cheio da tarifa do ônibus, sendo cobrado apenas o complemento. Vale ressaltar que estes valores são aplicados de forma exclusiva para o uso dos cartões de transporte, não valendo para pagamento em dinheiro e ou cartão de crédito e débito. Esta ação não se aplica para os embarques realizados nos Terminais Metrô Capão Redondo e Campo Limpo.

A integração com o sistema SPTrans passa a ser:

  • Comum: R$ 8,20
  • Comum madrugador (Embarque integrado nos trilhos do início da operação comercial até às 6h15) R$ 7,30.
  • Vale Transporte: R$ 9,84
  • Vale Transporte Madrugador: R$ 8,94.

Mesmo que negligenciado e alvo de inúmeras críticas devido a falta de dialogo e transparência sobre o tema, o reajuste de tarifa é previsto em contrato com as empresas operadoras e sempre que não efetuado, aumenta a necessidade de repasse por parte do caixa de estados e municípios para que haja equilíbrio financeiro entre operadores e a prestação de serviços executada.

Dentre os custos que mais impactam no aumento das tarifas, são:

  • Combustíveis;
  • Mão de obra;
  • Pneus.

A gratuidade destinada aos idosos, 60 ou 65+ classe da população que vem crescendo constantemente ano após ano, também se considera um fator impactante no calculo de ajuste dos valores.

Além disso a falta de uma política de benesses fiscais sobre a isenção de cobrança de impostos sobre produtos e serviços utilizados pelo setor é pouco debatida, o que implicaria diretamente nos valores praticados.