TRANSPORTE ESTRELA AZUL S/A: MAIS UMA EMPRESA FECHADA PELO CAOS NO RIO DE JANEIRO.

Empresa que operava desde 1958 e tinha atuação na zona norte da capital fluminense encerrou suas atividades após colaboradores decretarem greve por tempo indeterminado. 

A Transporte Estrela Azul S/A. encerrou as suas atividades nesta manhã, no Rio de Janeiro. 

Com a garagem situada no bairro de Vila Isabel, a empresa operava linhas que ligavam a Zona Norte a Zona Sul da capital Fluminense. 

Prestando serviços desde 1958, a empresa com 60 anos de atuação é a 14º empresa a fechar suas portas nos últimos 4 anos juntamente com outras empresas tradicionais como Translitoral, litoralRio, Andorinha, Rio Rotas, São Silvestre dentre outras.

Os motivos pelo “Quebra quebra” de empresas tem diversos motivos declarados, mas entre eles, se destacam a concorrência desleal com as vans que operam em trajetos sobrepostos, aumento na evasão e a falha no plano de racionalização após a implantação dos corredores do BRT.

A empresa que se destacava em suas comemorações de aniversários da empresa e de colaboradores, datas festivas e futebol, além das diversas palestras e ações de segurança, entrou em crise e com salários atrasados e sendo pagos em parcelas, a empresa passou por uma paralisação no final de Dezembro devido a quebra de acordo por parte da empresa que não efetuou de maneira correta os pagamentos conforme combinado. Hoje, em nova paralisação, foi informado o encerramento das atividades. 

A informação foi repassada pelo SINTRATURB (Sindicato dos empregados em empresas de Transporte Urbano do Rio de Janeiro) no qual informou que os proprietários da empresa, declaram não ter mais condições de operar suas linhas. 

A empresa faz parte do consórcio Internorte e opera as seguintes linhas: 

292 – Castelo X Engenho da Rainha.

311 – Engenheiro Leal X Candelária.

SP-311 – Del Castilho X Candelária.

434 – Grajaú X Copacabana.

435 – Grajaú X Gávea.

464 – Maracanã X Copacabana. 

Até o momento, o consórcio não notificou como ficará a operação das linhas operadas pela empresa.