Taboão da Serra conta com mudanças no sistema de bilhetagem e embarque/desembarque

Linhas municipais passam a aceitar Cartão Top. Embarque será 100% realizado pela porta dianteira, inclusive para os detentores de gratuidade.

Após uma série de mudanças, como a inclusão de 20 novos coletivos com ar condicionado, inauguração do Terminal Central, onde além de possuir abrigos e paradas modernizadas para as linhas municipais e ponto de integração com a linha gratuita que faz o trajeto expresso até o Terminal Vila Sônia da linha 4 amarela do Metrô, os ônibus que realizam os trajetos municipais de Taboão da Serra, passam a contar com mudanças no sistema de bilhetagem e de embarque/desembarque de passageiros.

Os ônibus das companhias Viação Fervima e Viação Pirajuçara (Ambas pertencentes ao mesmo grupo empresarial) passam a aceitar o cartão TOP, passando ser a segunda cidade a contar com a aceitação do cartão (Além de Taboão da Serra, Arujá e Rio Grande da Serra também aceitam o cartão em seus ônibus municipais).

O cartão TOP substitui o antigo cartão BOM, que era usando tanto para linhas municipais e intermunicipais, porém, houve um certo atraso na inclusão dos validadores em todo o sistema, dando prioridade as linhas intermunicipais pelo alto fluxo de passageiros e grande quantidade de clientes detentores do cartão.

As funcionalidades do cartão são as mesmas e pode ser aceito além das linhas municipais (Municípios que já possuem o sistema de bilhetagem para aceitar) e intermunicipais da região metropolitana de São Paulo, estações de metrô, monotrilho e trem, exceto ônibus do sistema SPTrans.

O cartão TOP pode ser recarregado através de aplicativo no celular e acesso ao website pela rede mundial de computadores, além da possibilidade de vincular o mesmo cartão em um cartão de crédito pré pago. Para adquirir o cartão, deve se realizar o cadastro nas plataformas citadas acima e agendar a retirada em um dos estabelecimentos credenciados.

Maiores informações podem ser encontradas no site:

https://www.boradetop.com.br/#/

Recentemente, visando ampliar a segurança ofertada nas viagens, o embarque de gratuidades e desembarque geral foi proibido na porta central dos coletivos. A medida, além de garantir maior segurança, permite maior disponibilidade dos equipamentos de elevadores que facilita o embarque e desembarque de cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida, deixando assim, o acesso a porta central de uso exclusivo à estes. O embarque de gratuidades, era realizado então, pela última porta.

Agora, com as novas mudanças, todas as gratuidades previstas em lei, principalmente os idosos, devem ser realizada pela porta dianteira.

A medida, segue um padrão utilizado na região do ABC e amplia ainda mais a segurança no embarque e desembarque dos clientes do transporte municipal da cidade.

PROCEDIMENTO:

O portador da gratuidade, deve embarcar pela porta dianteira, apresentar um documento que comprove seu benefício ao motorista que realizará a liberação da catraca.

A porta central, permanece sendo de uso exclusivo para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, desde que comprovada a necessidade do uso do elevador de embarque.

A última porta do coletivo é destinada somente ao desembarque.

É recomendado que todos os idosos acima de 65 anos tenha o cartão TOP sênior para agilidade e facilidade no embarque aos coletivos.

Os profissionais de empresas de transporte coletivo por ônibus que também possuem direito a gratuidade, devem também embarcar pela porta dianteira, apresentando o crachá ao condutor e a câmera anexada no teto de todos os coletivos da cidade.

Em breve, o mesmo procedimento deve ser estendido aos ônibus do sistema intermunicipal.

O sistema de transporte coletivo por ônibus da cidade de Taboão da Serra conta com 10 linhas, cerca de 120 veículos e uma demanda de 30.000 passageiros em média por dia útil. A atual tarifa custa R$ 5,00.