Aparelho de saúde pública é localizado na Av. Santos Dumont, no Bairro de Santana, Zona Norte da Cidade de São Paulo.
A Prefeitura da Cidade de São Paulo inaugurou no último 02 de Abril de 2025, data que simboliza o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Transtorno de Espectro Autismo, o primeiro Centro destinado ao atendimento e tratamento de pessoas portadoras do TEA.
O espaço recebeu o nome da procuradora da cidade, a sra. Marina Magro Beringhs Martinez, mãe atípica, que faleceu em novembro de 2024 e grande defensora da causa.
Considerado o primeiro aparelho de saúde pública especializado ao tema da cidade e da América Latina, está localizado na Avenida Santos Dumont, 1318 – Santana, Zona Norte da Cidade de São Paulo.
Com investimento na casa de R$ 120 milhões de reais, o espaço inovador e inclusivo que conta com 5.800 m² e disposição de profissionais como médicos, psicólogos, analistas, enfermeiros, pedagogos, que vai atuar no atendimento especializado. Segundo nota da prefeitura, o ambiente “Está longe de ter o aspecto hospitalar ou de uma clínica de terapia comum aos locais de atendimento a esse público, o Centro TEA é uma revolução para pessoas com autismo e suas famílias porque alia a busca pela autonomia a uma série de atividades que envolvem esportes, cultura e educação” possui Piscina coberta, quadra de esportes, oficinas de música, dança, teatro, pintura, uma casa mobiliada onde pessoas com autismo poderão desenvolver habilidades de autocuidado são algumas das características do Centro TEA.
Até 2028, a expectativa é de que a cidade tenha mais outras 3 unidades idênticas ao espaço inaugurado, sendo um em cada região da cidade. Zona Sul, Zona Oeste e Zona Leste serão contempladas.
Estrategicamente localizado, o espaço ganhou um serviço de atendimento por ônibus, a linha 2034/10 – Metrô Tietê X Centro TEA (Circular) desde o último dia 02 de Maio de 2025.
A linha semi expressa operada pela Sambaiba Transportes Urbanos, conta com pontos para embarque e desembarque no Metrô Tietê e no Centro TEA, com horário de funcionamento nos dias úteis será das 8h30 às 19h30, e aos sábados, das 8h30 às 17h, com intervalos que variam de 10 a 15 minutos e tarifa vigente de R$ 5,00 podendo ser paga em dinheiro ou com bilhete único. As pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), está assegurada a gratuidade no transporte público mediante a apresentação do Bilhete Único Especial para Pessoa com Deficiência (PCD).
Segundo a SPTrans, os operadores da linha foram devidamente treinados para atendimento ao público que frequenta o TEA.
CONFIRA O TRAJETO DA LINHA:
Sentido Único:Metrô Tietê (baia Av. Cruzeiro do Sul), Av. Cruzeiro do Sul, Ponte Cruzeiro do Sul, Av. Cruzeiro do Sul, Rua Guaporé, Acesso, Av. Santos Dumont, Ponte das Bandeiras, Av. Santos Dumont, Centro TEA, Praça Campo de Bagatelle, Rua Paineira do Campo, Rua Voluntários da Pátria, Rua Padre Idelfonso, Av. Cruzeiro do Sul, Metrô Tietê.
Baixe o aplicativo BusInfo e tenha as informações que precisa para embarcar no seu ônibus na cidade de São Paulo. Acesse através do link: Baixe o BusInfo