São José dos Campos: A primeira cidade inteligente certificada do Brasil mostra que segurança e transporte também pode andar juntos em benefício da população

Convite da comitiva Bus64, possibilitou conhecer o Centro de Segurança e Inteligência – CSI e a Linha Verde – Sistema BRT da cidade, operado com com ônibus elétricos articulados.

Na última Terça feira, 15 de Agosto de 2023, embarcamos rumo à São José dos Campos, cidade do interior de São Paulo, na região do Vale do Paraiba, entre as Regiões Metropolitanas de São Paulo e da Baixada Santista, conta com quase 1.100km² de extensão territorial e pouco mais de 700.000 habitantes é conhecida por ser a primeira cidade inteligente certificada do Brasil, título conquistado em Março de 2022.

O conceito Smart Cities ou Cidades Inteligentes sempre esteve presente na história da cidade que possui como principais instalações, a tão conhecida EMBRAER, AVIBRAS, GM – General Motors, INPE e inúmeras outras empresas que contam com excelente avanço tecnológico em suas plantas, gerando emprego e renda a toda região. Shoppings e grandes polos comerciais também fomentam a economia local.

Convidados pelo Alex Jones da Amplitude Consultoria e Bus64, fomos recepcionados pelo motorista Rodrigo Santos, que atua pela Expresso Maringa do Vale, digital influencer que mostra seu dia a dia e a forma como o transporte é conduzido na cidade pelas suas redes sociais.

A primeira visita foi no CSI – Centro de Segurança e Inteligência, que fica instalado junto ao Parque Tecnológico. Criado em Abril de 2021 com o monitoramento em tempo real de 1000 câmeras inteligentes com possibilidade de reconhecimento facial espalhadas pela cidade, usando tecnologia de ponta. A central que é referência na segurança por videomonitoramento e conta com representantes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Agentes de Trânsito e Defesa Civil e com membros do comitê de gerenciamento de crise e riscos.

Atualmente, são mais de 1.200 câmeras que além dos itens já citados, consegue identificar veículos produto de furto ou roubo através da placa, oferecendo maior segurança e qualidade de vida para a população.

Comitiva Bus64 nas dependências do CSI – Centro de Segurança e Inteligência.

Terminada a visita no CSI, seguimos em direção ao Terminal Sul, ponto de partida para a Linha Verde, o primeiro BRT com ônibus 100% elétricos articulados de nova geração do Brasil.

Construído sobre vias de rápida ligação e terrenos de propriedade pública, o modal que transformou o aspecto urbano na ligação entre a zona sul e a região central de São José dos Campos foi lançado em Outubro de 2022 e conta com 12 ônibus articulados elétricos, com chassi BYD, Modelo D11B, com 22 metros e carroceria Marcopolo Attivi, que são de propriedade do poder público e operados pelas empresas: Expresso Maringá do Vale e Saens Pena.

Membros da comitiva acompanham de perto o funcionamento dos carregadores de baterias dos ônibus que circulam pelo corredor da Linha Verde.
Foto: Fábio Trindade.

Com 11 estações de embarque e 2 linhas ligando o Terminal Sul ao Centro e Rodoviária, o sistema oferece um transporte limpo, seguro, rápido e confortável. São oferecidas 81 viagens por sentido nos dias úteis, 68 aos sábados e 60 aos domingos e feriados. O sistema é integrado com todas as demais linhas municipais de ônibus e a cobrança de tarifa é feita exclusivamente com o cartão de transporte da cidade e para validar, basta encostar em um dos equipamentos localizados nas portas de entradas dos ônibus.

Estações contam com quadro de partidas personalizados, ampliando a macrocomunicação com o cliente e a transparência das informações necessárias que vão além de aplicativos.
Foto: Fábio Trindade

Além de estações modernas e confortáveis, os ônibus contam com um inovador sistema de ativação de semáforos em cruzamentos ao longo do corredor que prioriza o transporte coletivo, reduzindo assim o tempo de viagem.

Ônibus modernos e confortáveis. É possível oferecer transporte limpo e de qualidade por um preço justo.
Foto: Fábio Trindade.

Somados, os 12 veículos já percorreram mais de 700.000km de vias da cidade, que chama a atenção pela forma prática de efetuar o carregamento de baterias, realizado apenas no Terminal Principal, durante os intervalos entre jornadas. O novo modal possibilita também uma economia de quase 1h diária nos deslocamentos da população com trajeto ida e volta, explica Rodrigo Santos, motorista que atua pelo transporte coletivo da cidade faz 7 anos e ofereceu uma verdadeira aula sobre os detalhes do funcionamento do sistema de ônibus da cidade em uma viagem completa na Linha Verde, destacando os principais benefícios da tecnologia de tração elétrica, como a redução significativa de ruídos, características da renovação total do ar na parte interna dos ônibus a cada 3 minutos e sistema antibacteriano por meio de ionizantes. Conforto dos Assentos e Carregadores USB também merecem a devida atenção.

Rodrigo atua no transporte coletivo da cidade de São José dos Campos faz 7 anos e além de sugerir constantes melhorias para a cidade também merece destaque pelos seus conteúdos publicados diariamente sobre seu dia a dia e de informações sobre o sistema de transporte de pessoas na cidade.
Foto: Fábio Trindade.

Finalizada a viagem, também pudermos conhecer as instalações da garagem da Expresso Maringá do Vale, que conta com a operação comum de mais de 100 ônibus em diversas linhas da cidade.

São José dos Campos mostra que segurança e transporte com conforto e qualidade podem sim caminhar juntos.
Também participaram desta ação:
Ângelo Santos, Instrutor e Motorista;
Juscilei Nunes, Instrutor e Motorista;
Ricardo Santana, Gestor Operacional – Grupo Radial.

Agradecimentos especiais:

Ao Prefeito da cidade, Anderson Farias pelo convite a visita ao Centro de Segurança e Inteligência – CSI e todos os colaboradores pela forma atenciosa e respeitosa no atendimento com os visitantes;
Gestores da Empresa Expresso Maringá do Vale;
Rodrigo e Adriano a quem nos conduziu e realizou o intermédio de todas as visitas e nos enriquecendo com todas as informações disponibilizadas;
Alex Jones pelo convite e todos os demais presentes pela companhia e grande troca de ideias.

Comitiva Bus64, até depois da última viagem.