Sambaíba adquire 97 ônibus elétricos e promove adequação estrutural para novo momento do transporte coletivo na cidade de São Paulo

Marcos Araújo, diretor da empresa, destaca com exclusividade, informações sobre o novo momento de uma das maiores companhias de transporte coletivo por ônibus da cidade de São Paulo.

A Sambaíba Transportes Urbanos, empresa responsável pelo transporte coletivo por ônibus da zona norte da cidade de São Paulo, anunciou a aquisição de 97 ônibus elétricos, para sua renovação de frota ao longo do ano de 2025.

Consolidadas como uma das maiores companhias operadoras do sistema de transporte coletivo por ônibus da cidade de São Paulo, possui uma frota de mais de 1000 ônibus e uma demanda média útil de 600.000 passageiros.

Marcos Araújo, Diretor da Sambaíba Transportes Urbanos, responde com exclusividade aos Parceiros do Transporte o novo momento da companhia na cidade de São Paulo.
Foto: Guilherme Augusto.

Confira a seguir:

Qual a quantidade de veículos do tipo/marca/modelo adquiridos pela empresa?
97 Marcopolo Attivi sobre o chassi Mercedes-Benz eO-5OOU;

Em quais linhas e áreas de atuação/operação, os veículos serão destinados para operação?
Muitos bairros tradicionais da Zona Norte como: Lauzane Paulista, Vila Nova Cachoeirinha, Santana, Parque Edu Chaves, contarão com a nova tecnologia. Além de ligações dentro da própria zona norte, estes bairros também contam com ligações para a região central da cidade bairros de outras áreas, como de Pinheiros e Vila Madalena, além de importantes vias, como a Avenida Paulista;

Qual a expectativa da companhia com relação a introdução da nova tecnologia em sua frota?
Queremos reduzir a emissão de gases poluentes, como o Co2 por exemplo, afim de honrar com as metas estipuladas em contrato com a prefeitura da cidade de São Paulo, além de trazer qualidade de vida aos nossos operadores e mais de 600.000 clientes transportados diariamente, uma vez que estes novos ônibus possuem baixos indicadores de ruídos e vibrações se comparados a modelos à diesel, por exemplo.

Foto: Fábio Trindade.

Existe a intenção da companhia em adquirir veículos de motorização elétrica de maior capacidade, como os modelos Articulados e Superarticulados?
Sim, pois teremos a desativação de veículos superarticulados conforme a suas datas limite de operação.

Como a empresa vem conduzindo o treinamento e adaptação dos operadores com relação a nova
tecnologia dos veículos elétricos, incluindo a telemetria e novos computadores de bordo exigidos no
novo contrato do transporte coletivo por ônibus da cidade de São Paulo?

Temos uma parceria bem estruturada com a Mercedes-Benz e o SEST SENAT, entidade que nos apoia no desenvolvimento de motoristas para que possamos atender de uma maneira segura e econômica, trabalhando de forma integrada com a telemetria da empresa Mobs2, que nos fornece uma ferramenta parametrizada a fim de definirmos o padrão ideal para o comportamento do motorista durante a sua condução.
Nossos mecânicos, socorristas e atendentes do COC contam com especialização nas tratativas em ações de socorro remoto e também receberam treinamentos para manusear e instruir com procedimentos para que possam atender as demandas de preditivas e corretivas dos novos veículos.

Atualmente, quais as certificações existentes na Sambaíba?
Somos certificados em ISO 9001 (Gestão de Qualidade), 14001 (Gestão Ambiental) e 39001 (Gestão de Segurança Viária);

A empresa conta com fonte de geração de energia renovável própria? Se sim, quais?
A empresa possui fontes renováveis de energia a exemplo da fotovoltaica e teremos um modelo mais promissor no quesito energético em que compraremos energia diretamente do distribuidor sem depender da rede elétrica comum. É um grande avanço em nossas metas sustentáveis.

O que o cliente da Sambaíba na Cidade de São Paulo pode esperar com este novo momento da empresa?
Temos o foco principal em nosso clientes. A qualidade no atendimento através de nossos colaboradores que são linha de frente, proporcionando um serviço pontual e dentro das normas exigidas pelo poder público, além de ofertar um serviço eficiente e sustentável.

Além disso, a companhia tem intenção de testar demais modelos elétricos, além de outras tecnologias, como o GNV por exemplo.

Projeção real de pintura em ônibus da companhia para possível testes de tecnologia movida a GNV.
Foto: Fábio Trindade.