Em Campinas, Linha BRT 10 que liga região do Ouro Verde ao Centro, registra mais de mil passageiros nos primeiros dias de operação

Nova fase do modal iniciou no último dia 1 e já alcança números consideráveis.

A cidade de Campinas, no interior do estado de São Paulo, vem evoluindo o sistema de transporte coletivo por ônibus. A implantação de serviços expressos por corredores exclusivos surte efeito positivo entre os transportados.

Nos primeiros dias de operação da nova fase da Linha BRT10 – Terminal Ouro Verde X Terminal Central, foram registrados cerca de 1.050 passageiros transportados entre às 4h40 até às 8h20.

Em nota, a EMDEC – Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A, informou que “A contagem de embarques foi feita pelos agentes da mobilidade urbana no Terminal Ouro Verde. Historicamente, a demanda registrada às sextas-feiras no transporte público coletivo é menor em relação aos demais dias da semana.”

De acordo com o monitoramento inicial realizado in loco pelos agentes da Emdec, o tempo de viagem registrado foi cerca de cinco minutos menor do que o previsto. O tempo de viagem programado da linha BRT10 é de 35 minutos.

“Nossas equipes já constataram um movimento de migração para a linha BRT. A Emdec segue monitorando a operação ampliada da BRT10 e faremos mais ajustes, se for necessário”, explicou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete. “A Emdec já prepara a nova fase desta ampliação. Serão duas novas linhas e vamos ativar o Terminal BRT Campos Elíseos”, completou.   

A linha já circula com a frota reforçada, são mais cinco ônibus nos horários de picos, em dias úteis. A frota passou de quatro para nove veículos. Os intervalos foram reduzidos de 18 para 10 minutos nos picos. E a operação foi ampliada dos dias úteis para sábados, domingos e feriados, ou seja, das 4h40 às 0h35.   

No Corredor Central, são atendidos pontos de parada na Irmã Serafina (Allan Kardec), Anchieta (Prefeitura e CPFL), Orosimbo Maia x Sacramento e Terminal Mercado. Pelo itinerário ampliado, a linha BRT10 seguirá do Terminal Central para o Corredor Central, passando pela Dr. Moraes Salles, Irmã Serafina, Anchieta, Orosimbo Maia e Terminal Mercado. Retornará, então, pela Senador Saraiva ao Terminal Central, retomando o trajeto pela João Jorge.   

Fica mantido o atendimento aos terminais Ouro Verde, Santa Lúcia e Central; e às estações Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernardo, Mário Gatti e João Jorge.  

Para viabilizar o retorno ao Centro, a partir do Terminal Mercado, a Emdec executou a abertura de acesso na avenida João Penido Burnier. O local recebeu novos conjuntos semafóricos e sinalização viária horizontal. A Emdec investiu R$ 15,4 mil nos equipamentos. 

Até o dia 7 de dezembro, a Emdec mantém as abordagens aos passageiros para orientar sobre a nova operação da linha BRT10, nos horários de pico. Recebem as ações da campanha “Experimenta o BRT” os terminais Ouro Verde, Mercado, pontos do Corredor Central e as principais estações atendidas. Cerca de 3,5 mil folhetos informativos já foram distribuídos.  

Duzentos cartazes foram fixados em ônibus. As estações, terminais e pontos do Corredor Central receberam faixas informativas sobre a nova operação e com indicação das paradas atendidas.