Ônibus elétrico em operação na cidade de Santo André.

Destaques do ano – Aproximação que gera resultados: Como a operação do Terminal Vila Luzita prova que isso é possível.

Com pouco mais de 1 ano de atuação na gerência de operações e com local de trabalho pouco habituado dos procedimentos normais, Wagner Militani se destaca pela sua aprovação e eficiência na metodologia usada no seu dia a dia.

A cidade de Santo André na Grande São Paulo, conta com cerca de 748.000 habitantes em 174km². Localizada na região do ABC, área conhecida pelas grandes indústrias instaladas na região, graças ao fácil acesso às rodovias que ligam a capital a região litorânea e o Porto de Santos.

A cidade conta com cerca de 50 linhas de ônibus municipais operados por 4 empresas diferentes, fiscalizadas e gerenciadas pela S.A Trans (Santo André Transporte) além de ser atendida por diversas linhas intermunicipais, a Linha 10 Turquesa da CPTM conta com as estações: Utinga, Prefeito Saladino & Prefeito Celso Daniel – Santo André.

Diante de toda essa operação, o Terminal Vila Luzita, que fica no bairro de mesmo nome, as margens da Av. Cap. Mário Toledo de Camargo que tinha com 15 linhas, sendo: 3 troncais com direção a região central da cidade e outras 12 alimentadoras que faz a ligação com bairros do entorno e juntas, transportam em média, 48.000 passageiros por dia, chama a atenção por algo inusitado: Wagner Aparecido Mariani, gerente da empresa Suzantur que realiza a operação de todas as linhas do Terminal Vila Luzita desde Outubro de 2016, conta com sua atuação em uma sala, juntamente com plantão, monitoramento, escala e treinamento, dentro do Terminal.

Wagner que possui mais de 23 anos de atuação no transporte coletivo por ônibus, passando por diversas áreas, como: Operação, Planejamento & Recursos Humanos, sempre em empresas ligadas a operação do sistema de linhas do Terminal Vila Luzita.

Assumiu a gerência destas operações em Setembro de 2022 e pouco mais de 1 ano após o início deste desafio, sua aprovação é nítida junto aos colaboradores.

Destacando a busca pelo entendimento e contato direto com o colaborador, cita que a aproximação e diálogo frequente, reflete na melhoria constante dos serviços prestados.

“A gestão dentro do Terminal aproxima a administração ao colaborador da operação, que por sua vez, evita de ter que se deslocar até a garagem para tratar de situações rotineiras. Isso gera maior conforto, entendimento e satisfação, além de até uma possível economia em tempo e recursos” ressalta.

Em todas ações feitas de forma rotineira pela empresa, busca destacar perante a população, a importância que o motorista possui para a sociedade, sendo a categoria uma das mais importantes para uma empresa de ônibus.

Aluno do Curso Gestão de Operação, oferecido pela Bus64, que conta com Alex Jones como principal mentor e Eduardo Figaro na composição de sua equipe, Mariani efetivou sua participação em Junho deste ano e enaltece a facilidade de entendimento, dos mais diversos assuntos e setores envolvidos, mecanismos e procedimentos que proporcionam melhorias e redução de custo operacional, alem de parcerias feitas através do networking possibilitado e já colhe frutos não somente do conteúdo abordado em curso, como também com estas parcerias realizadas.

Em sua pequena parede, Wagner destaca sua foto de autoria própria de um dos articulados da empresa e seu certificado do Curso Gestão de Operação. Foto: Fábio Trindade.

O fortalecimento com o SEST SENAT é de suma importância para os trabalhos de bem estar dos colaboradores que frequentemente, participam de ações sociais, incluindo esportivas e em sua mais recente tomada de decisão, o controle de embarque permitido apenas pela porta dianteira. A ação contou com diversas faixas, agentes que distribuíram folhetos informando, em especial o público idoso, ao qual executava esta prática com maior frequência. Além disso, mesmo após o período de implantação, os coletivos ainda seguem com adesivo indicativo na parte dianteira. O resultado, foi uma queda expressiva no número de ocorrências envolvendo a inobservância de embarque.

Troféus ao lado das telas de vídeo monitoramento do Terminal Vila Luzita simbolizam a parceria com o SEST SENAT, em especial nos esportes.

Como fruto de seus contatos com profissionais da área através do curso Gestão de Operação, a estratégia de desligar os coletivos no período em que estão parados no Terminal, gerou menor consumo de combustível, proporcionando economia ao caixa da empresa e premiação aos motoristas que atingem as metas estipuladas.

Wagner cita que o curso ampliou os horizontes no que tange ao setor de manutenção e trouxe um entendimento e a importância deste sobre o bom desempenho e qualidade nos serviços e visa agregar novos cursos para busca do conhecimento pleno do setor para facilitar suas operações.

A Suzantur conta com 74 ônibus na cidade de São André e possui uma das frotas mais novas de toda Região Metropolitana de São Paulo: 2.5 anos em média.

Além de Santo André, Diadema e Mauá, na mesma região, também contam com operações urbanas efetuadas pela empresa.

Recentemente, a unidade recebeu 10 novos ônibus com tecnologia Euro6, de um total de 90 unidades adquiridas para as operações da empresa, que iniciarão suas operações de forma gradual ao longo deste fim de ano.

Mantendo o tradicionalismo de suas ações, neste mês de Dezembro, a operação em Santo André conta com 3 ônibus estarão circulando com decoração especial com temática natalina e o cronograma de circulação pode ser acessado através do site: https://suzantursa.com.br/

Agradecimentos especiais a toda equipe Suzantur de Santo André pela receptividade e disponibilidade em proporcionar troca de experiência e o case de sucesso.