Consórcio KBPX se destaca em posições de liderança nos Indicadores de Qualidade do Transporte na Cidade de São Paulo

Responsável pela ligação entre Bairros e Terminais da Zona Sul com áreas centrais da cidade de São Paulo, Gestores destacam ações que visam atender todas as exigências estipuladas em contrato e manter os bons números.

No último dia 22 de Maio, tivemos o privilégio de visitar a garagem do Consórcio KBPX, na região do Jardim Rosana, Zona Sul da cidade de São Paulo. Com o intuito de agregar
novos conhecimentos e produzir conteúdos relacionados ao destaque positivos do setor de transporte coletivo, abordamos assuntos relacionados aos números favoráveis relacionados ao IQT – Indicador de Qualidade do Transporte, ao qual a KBPX ocupa sempre as primeiras posições e como a instituição vem se preparando para o recebimento dos primeiros ônibus elétricos, exigidos em contrato com a Prefeitura por meio da SPTrans.

Recepcionados pelos gestores: Denise – Recursos Humanos, Erick – Manutenção e Osvaldo – Operação e Planejamento, foi possível conhecer estratégias e métodos utilizados.

Confira a entrevista:

Parceiros do Transporte: “No passado, o atual lote que contava com vocês na equipe, foi premiado durante 5 anos consecutivos como a melhor empresa do sistema baseado nas avaliações do IQT (Índice de Qualidade do Transporte). Quais as lições aprendidas neste período que são utilizadas até os dias atuais para que a KBPX se mantenha sempre nas primeiras posições, mesmo com a mudança nos critérios de abordagem e avaliação dos indicadores?“

Consórcio KBPX: Osvaldo – “Nosso foco sempre foi o cliente e bom atendimento prestado. É a ‘primordia’ que é sempre trabalhado e atualizado constantemente
conforme as exigências previstas, sempre com foco no cliente e o atendimento correto. Ônibus limpo, com condições de circulação. A tripulação sempre alinhada com as características previstas e aplicadas em treinamento para que possamos exercer com qualidade a função de levar a população até o seu destino.”

Denise: “Lembrando que os atuais indicadores quando se trata de atendimento ao cliente, é considerado Intangível, devido a uma série de outros subindicadores, que avaliam toda a prestação de serviços que apontam a qualidade como um todo e não
apenas o número de transportados. É necessário equilibrar a balança e entender que a pontualidade, cumprimento de viagens e menor número de reclamações por operador e serviço, seja cada vez menor.“

Os gestores destacam os bons números referente as reclamações de serviços e
tripulação. Atualmente, as 16 linhas operadas, transportam cerca de 125.000 pessoas por dia.

“Temos aqui, uma média de 1 reclamação de serviço para cada 138.000 transportados e 1 reclamação de tripulação a cada 335.000 pessoas que ajuda a manter os bons índices de avaliação. É em média 1 reclamação a cada 3 dias, um número interessante devido a tamanha complexidade enfrentada nas operações diárias, mas trabalhamos constantemente para melhorar ainda mais estes números.”

Outro ponto que merece destaque, é o uso da telemetria em todos os veículos e graças aos dados disponibilizados pela tecnologia, é possível apontar a veracidade de reclamações de não atendimento ao ponto por exemplo, de acordo com a posição do veículo e velocidade em tráfego no horário apontado. Além disso, a tecnologia
proporciona dirigibilidade segura, apontando e identificando possíveis ações indevidas.

Osvaldo, Denise & Erick estão na linha de frente da Gestão do Consórcio KBPX.

Parceiros do Transporte: “Como gestores de uma empresa operadora de um dos maiores sistemas de transporte coletivo por ônibus do mundo, como vocês veem a
aplicação do IQT como metodologia de avaliação?“

Consórcio KBPX: Osvaldo – “Acho importante dado a abrangência de itens avaliados que afetam diretamente a qualidade do serviço prestado, porém acredito que alguns indicadores possam ser melhorados se melhor dialogados.“

Erick complementa: “Aqui no setor de manutenção, prezamos pela qualidade e sempre buscamos atender dentro da melhor maneira possível. Porém, quebras em operação, podem ocorrer e em determinadas situações, é difícil atender um alerta de SOS em 30 minutos. A tamanha complexidade, em especial o trânsito das vias, por muitas vezes inviabiliza um primeiro suporte com o tempo estimado. Para resolver as situações da maneira correta como deve ser resolvida, é necessário mudanças que tragam melhor adaptação a realidade de cada operação existente na cidade.”

Parceiros do Transporte: “O IQT possui diversos outros diversos subindicadores de pontuação que avaliam a pontualidade, cumprimento de partidas, reclamações de
serviços, reclamação de tripulação, sinistros, entre outros. Como vocês consideram tamanha complexidade das avaliações e quais atributos merecem destaque?“

Consórcio KBPX: Osvaldo – “Vou destacar a parte dos sinistros. É importante afirmar que toda vida importa e isso é o maior motivo ao qual devemos trabalhar constantemente nas ações de prevenção de sinistros. Mais uma vez, destaco a satisfação do cliente e claro, a redução na emissão de poluentes e manter veículos que estejam com seu funcionamento em perfeitas condições.“

Erick: “O IEP – Índice de Emissão de Poluentes assim como destacou o Osvaldo, é muito importante para contribuirmos com o meio ambiente. Aqui, temos a preocupação de atuar junto de toda a frota para que todos os veículos estejam em acordo com os requisitos consideráveis de emissão. Trabalhar de forma preventiva para que todos os
veículos sejam aprovados no AMOSTRAL, sistema de avaliação dos veículos junto ao órgão gestor. A garagem envia diariamente, uma média de 2 veículos para que passe por este processo. Internamente, cerca de 8 veículos são avaliados todos os dias, afim de atuar de forma preventiva contra possíveis interferências rotineiras que possam afetar a operação destes coletivos nas ruas.”

Ônibus do Consórcio KBPX em operação pela linha: 857A/10 – Term. Campo Limpo X Metrô Santa Cruz, principal ligação com a região do Campo Limpo e Av. Prof. Francisco Morato com a região do Itaim Bibi e Parque do Ibirapuera.

PREVENÇÃO É O MELHOR CAMINHO:

Além disso, o consórcio KBPX conta com um comitê de prevenção de sinistros, onde além do papel fundamental nas avaliações de situações adversas, toda quinta-feira o comitê se reúne para discutir estratégias voltadas ao aprimoramento dos serviços, baseado nos dados operacionais disponibilizados pelo sistema interno, Sistema Integrado de Monitoramento e Telemetria.

Um dos trabalhos de destaque do comitê é o mapeamento de áreas e pontos onde merecem atenção e a emissão de mensagens de voz pelo computador de bordo dos coletivos durante a jornada como forma de prevenção às diversas situações de cada
linha ou via de circulação.

Membros do comitê de prevenção à sinistros do Consórcio KBPX.

Parceiros do Transporte: “Existe alguma tratativa entre gestão e operadores para que haja maior e melhor entendimento e engajamento por parte daqueles que são linha de frente e consequentemente, primordiais para alcance dos resultados satisfatórios dos indicadores?“

Consórcio KBPX: Denise – “Nós tratamos cada caso de forma individual, alinhando
informações recebidas do órgão gestor e as informações captadas pela tecnologia que utilizamos. Como forma de reconhecimento, a cada quadrimestre, emitimos um certificado de agradecimento para aqueles colaboradores que não contou com
nenhuma falta injustificada, nenhum apontamento por má conduta ou reclamação recebida dentro deste período. Recentemente, passamos a premiar os colaboradores que mantém seus prontuários positivos a cada ano base, como forma de valorizar os
profissionais de destaque.”

Parceiros do Transporte: “Como a KBPX vem encarando a dificuldade de encontrar mão de obra especializada para atuação nas funções existentes no setor e caso exista esta dificuldade, quais ações são efetivadas para conter ou minimizar a situação?“

Consórcio KBPX: Denise – “O primeiro desafio é encontrar profissionais que gostem de trabalhar com pessoas e do setor. O brilho nos olhos ainda é um diferencial de impacto positivo no processo de contratação. Temos uma política interna de formação de
profissionais, em especial para motoristas, que torna significativo na parte de fidelização da mão de obra. Recentemente, abrimos uma contratação de grande número, onde mais de 50 motoristas, além de outras vagas em menor número. Fazia muito tempo que
não realizava um processo tão grande e isso acendeu um alerta sobre a questão da falta de mão de obra no setor, em especial de motoristas e mecânicos, por exemplo. Mas não para só por aí… novos colaboradores necessitam de maior atenção para que haja um fácil entendimento relacionado a cultura da empresa e das exigências que o sistema
determina que seja feito. A mão de obra ela existe, a questão é: o quão apto estamos dispostos a treinar e acompanhar para que atenda as necessidades de cada empresa?”

Parceiros do Transporte: “Quais os planos da empresa para o futuro do transporte na capital, levando em conta, possíveis trocas de linhas e inclusão de tecnologia de tração elétrica, exigidas em contrato com a Prefeitura?“

Consórcio KBPX: Osvaldo – “Desde a assinatura do contrato estamos em constante preparo e buscando o entendimento dos critérios para a troca de linhas estipuladas. Que não aconteceu devido a pandemia de Covid 19. Quanto aos ônibus elétricos, estamos nos movimentando de forma consciente, trabalhando com o cronograma de
renovação previsto para as futuras substituições sejam feitas dentro do programado com a inclusão da nova tecnologia.”

Denise complementa: “Como responsável da equipe predial, estamos em cronograma com as obras de adaptação da garagem para que em breve, possamos receber as instalações elétricas por parte da distribuidora de energia, e então, realizar a instalação
dos carregadores para posteriormente receber os primeiros exemplares. Tudo
respeitando um rigoroso processo que desenhamos aqui e não correr o risco de ocorrer qualquer falha de implantação.“

Erick: “Primeiramente estamos bem ansiosos, pois se trata de uma tecnologia inovadora e que veio para revolucionar o mercado de transporte da cidade de São Paulo, estamos torcendo para que essa implantação venha de acordo conforme todo o planejamento que esta sendo feito pelo órgão gestor, pois sabemos que se trata de uma questão ambiental
e necessária para a nossa sobrevivência futura, a equipe de manutenção ainda não tem o preparo necessário como todas as empresas também ainda não adquiriram isso, mais estamos correndo atrás de informações, e cursos profissionalizantes, o problema é que o
nosso mercado ainda está carente nesse quesito , mais esperamos que com o avanço em geral dessa tecnologia, o mercado consiga suprir as necessidades, pois é primordial o preparo da equipe de manutenção para realização da manutenção correta e principalmente segurança do nossos usuários diariamente.”

Desde o início do ano, o Consórcio KBPX tem se posicionado nas primeiras posições do IQT – índice de Qualidade do Transporte, medido pela SPTrans na modalidade de operação AR – Articulação Regional e na classificação geral, que abrange todas as empresas, incluindo das modalidades Estrutural e Distribuição Local.


Parabenizamos toda equipe KBPX pelos bons números avaliados.

Colaboração: Fábio Trindade & Johnny Tavares.