Ação educativa contra os fura catracas de Curitiba

Ação realizada em parceria entre Prefeitura, URBS e empresas operadoras do sistema tem como intuito, coibir a prática do embarque nas estações tubo sem o pagamento de tarifa.

Batizada de operação fura catraca, uma ação em conjunto entre poder público e empresas operadoras do transporte coletivo da cidade de Curitiba, a ação tem como intuito, inibir o embarque nas estações tubo, sem o pagamento da tarifa.

A ação conta com profissionais contratados pelas empresas de ônibus, que estão devidamente uniformizados em diversos pontos da cidade, distribuindo folhetos, contendo informações que vão desde a exibição da lei que considera o ato como prática ilegal ( artigo 176 do Código Penal. Já a lei municipal 14.856 de 2016 fixa multa no valor de 50 passagens para quem burla as catracas de ônibus, estações-tubo e terminais. O valor da multa dobra em caso de reincidência) e da importância do uso correto do transporte coletivo.

A medida reforça o trabalho da Guarda Municipal da cidade que vem trabalhando constantemente contra as fraudes do sistema e tem mostrado resultado positivo desde o inicio dos trabalhos.

Além da patrulha, investimentos para reestabelecer as câmeras de segurança nas estações tubo e sistema de monitoramento interno dos veículos estão sendo retomados para oferecer maior segurança aos clientes do sistema.

A operação seguirá por um ano e contará com a participação nos locais mais críticos e com maior número de ocorrências do tipo.