8 DE MARÇO: DIA INTERNACIONAL DA MULHER. A EXPANSÃO E EVOLUÇÃO NO SISTEMA DE ÔNIBUS.

Esta não será uma matéria com ônibus cor de rosa nem com flores estampadas ao longo de seus descritos, mas sim, mostrar que a expansão de nossas redes de transporte está ligada a conquista do espaço pela mulher.

O transporte urbano por ônibus é um modal que vem crescendo constantemente em nível de atendimento. Cada vez mais, bairros e ruas são atendidos de maneira a proporcionar certa eficacia e facilidade aos usuários, por mais constante que seja sua queda no número de transportados. Mas não estamos aqui para falar sobre isso. 

A evolução no sistema de ônibus é constante a mulher representa um importante marco desta evolução. Em um mercado cujo seus postos de trabalho eram predominantemente dominado por homens, hoje as mulheres conquistam com facilidade a área e não falamos apenas de áreas administrativas. Falamos também de mão de obra em setores operacionais.

Seja em fábricas, que consolidam o Brasil como um dos maiores fabricantes e compradores de ônibus do mundo até a dirigibilidade de veículos, que por sinal, é um espaço cada vez mais conquistado. 

Estima se que aproximadamente cerca de 13.000 dos mais de 40.000 colaboradores do sistema de transporte na capital paulista gerenciado pela SPTrans, são mulheres. Número que vem crescendo ano após ano. Os números vão além quando inseridos dados dos demais órgãos gestores. 

É em São Paulo que linhas de ônibus são exclusivas de operação delas, como é o caso da linha 605A/10 – Centro Paralímpico X Metrô Jabaquara e a linha 609J/10 que liga o Aeroporto de Congonhas até o Metrô São Judas. Ambas operadas atualmente pela MobiBrasil, uma das empresas referências na contratação de mulheres para o setor e também administrada pela empresária Niege Chaves, referência e simbolo de flexibilidade do setor. 

Ambas as linhas citadas acima, além de uma operação realizada preferencialmente apenas por mulheres é também, exemplos de evolução do transporte. A linha 605A por exemplo, é operada com mini ônibus com piso baixo e capacidade para transportar até 2 cadeirantes de uma única vez. A novidade também fica por conta do veículo não possuir catracas, mas apenas um validador onde é efetuado o pagamento da tarifa através do Bilhete único. Além da motorista, uma agente de bordo também fica no veículo, auxiliando os passageiros. A linha transporta uma média de 1000 passageiros por dia. 

Veículo modelo, que circula na linha 605A/10. Divulgação: Prefeitura de SP.

Independente da área de atuação no setor, é necessário uma flexibilidade para contratações. Sou testemunha nata que quando o profissional é bem ouvido e colocado no lugar certo para trabalhar, seu desempenho pode ser fantástico. Temos muita gente boa por ai, basta oferecer a elas, a melhor oportunidade que caíba ao seus méritos. A conquista do espaço feminino neste aspecto, mostra que mesmo com a necessidade de continuarmos a evoluir, é possível mudar e mudar para melhor. Mas sobretudo, sabemos que é possível fazer. 

A equipe Parceiros do Transporte deseja um feliz dia para todas as mulheres, em especial para aquelas que ajudam a mover quem mais move pessoas neste país. 

Nosso muito obrigado!