12ª Bus Brasil Fest e suas raridades.
Em um típico domingo de primavera, no ultimo dia 25 foi realizado na praça defronte ao estádio do Pacaembu a 12ª. Edição da BBF. Como de praxe diversos veículos de diversas empresas, tanto ônibus urbanos quanto de ônibus de viagem e turismo, estiveram dispostos lado a lado em um total de 175 deles para deleite dos apaixonados e aficionados por esse tipo de meio de transporte coletivo.
Mas vamos abordar aqui as que de fato são as estrelas do evento: os charmosos ônibus antigos!
Tais veículos antigos fazem com que os observadores remetam sua memória a sua infância, adolescência ou mesmo há algum tempo marcante de um passado não tão distante… Alguns passaram horas dentro de um indo ou voltando do trabalho, outros os usaram talvez para se deslocar para o tradicional almoço de família de domingo e alguns até mesmo conheceram seu cônjuge em uma das diversas viagens realizadas nesses veículos. Outros simplesmente os observavam passando pelas ruas.
Tivemos a oportunidade de ver veículos que foram restaurados por companhias tradicionais de transporte urbano que foram realmente muito admirados no evento, seja por sua beleza, pelo saudosismo ou pela sua restauração esmerada. Foi o caso do CAIO VITÓRIA ano 1993 chassis Mercedes e o CAIO ALPHA ano 1998 chassis Scania 113, dois exemplares urbanos restaurados e mantidos pela tradicional Auto Viação ABC, onde pudemos observar o esmero da sua restauração: até mesmo os vidros foram trocados por novos… Realmente esses 2 veículos pareciam recém saídos da fábrica.
A viação Osasco também nos presenteou com um belo Caio Gabriela chassis Mercedes Benz do ano de 1981. Também foi restaurado nos mínimos detalhes e arrancou suspiro dos saudosistas.
O tradicional colégio paulista, Dante Alighieri também trouxe um antigo ônibus Chevrolet 1962, produzido pela Chevrolet na cidade de São Caetano do Sul, que rodou até meados da década de 90 usado para levar seus alunos. Realmente uma obra prima à disposição dos olhos dos visitantes, que quiser saber mais a respeito da restauração deste veículo dê uma olhadinha nesse link: https://www.colegiodante.com.br/onibus-dantiano-de-1962-e-completamente-restaurado/
Além destes podemos destacar um Caio Amélia de 1987 que fora utilizado no passado pelos correios do RJ, e que foi arrematado em um leilão e totalmente restaurado, tendo hoje pouco mais que 50.000 km originais! Tivemos presentes também um Caio Vitória da antiga empresa carioca NOLETO, carro esse que foi salvo da destruição pela ação do tempo em um dos pátios da Sptrans. História curiosa deste carro é que após ser vendido pela empresa Noleto veio para São Paulo operar pela Viação Izaura, da zona leste, depois foi operar emergencialmente pela Viação Kuba da Zona sul, onde recebeu um motor novo… Logo após foi abandonado no pátio Santo Amaro da Sptrans por longos anos, até ser arrematado pelo atual proprietário que o restaurou conforme características de quando era novo, incluindo o interior e seu “lay out” característico da época.
Outro carro Urbano que chamou a atenção foi um Gabriela de 1981 caracterizado com pintura de época do sistema de transportes da cidade do Rio de Janeiro. Porém trata-se de um carro oriundo do sistema de transportes de São Paulo e operou pelo sistema saia e blusa pela Viação Brasil Luxo Ltda. ostentando o prefixo 01 221. Seu proprietário atual, Sr. Régis, que ficou o tempo todo ao lado de sua raridade, contou-nos que achou esse ônibus a cerca de 450 km de São Paulo, na região de Barretos ainda na ativa no transporte regular e de estudantes. Apesar das marcas de uso de vários anos, o veículo está integro apto a uma restauração. Seu proprietário já possui a maioria dos materiais para sua restauração, e gostaria de voltar ao padrão original de pintura da Viação Brasil Luxo, branco e Marrom. Para tanto Sr. Régis gostaria de fazer contato com os responsáveis da empresa a fim de receber uma autorização formal para usar o padrão de pintura da época, o que foi prontamente agilizado pela nossa equipe, colocando-o em contato com um gerente da Sambaíba, sucessora da Viação Brasil luxo.
Na sessão de carros do tipo rodoviário tivemos algumas relíquias, com um raro Ciferal Dinossauro IV ex viação Cometa, e ainda com a caracterização de pintura Original, Um Monobloco O-362 da Viação Garcia de SP, totalmente restaurado. Um Raro Diplomata Nielson 380 Scania bagageiro alto, primeiro do gênero no Brasil e operado pelo Expresso Brasileiro na rota RJ x SP no serviço Leito, um O 321 da Viação Cati Rose entre outros tantos mais que prestigiaram esse evento.
Tivemos também a presença de 3 modelos de Trólebus do sistema de São Paulo, sendo o destaque a restauração da dupla de Marcopolo Torino 68 7577 toco e do 68 8000 articulado.
Presença inusitada também foram dois veículos que no passado foram muito usados no sistema de lotação de São Paulo: Uma Kombi da década de 90 e uma Sprinter da década de 90, ambas caracterizadas como eram na época de sua efetiva operação.
Realmente foi um evento muito legal para os saudosistas, e esperamos para a próxima edição da BBF a presença destes e de outros modelos de ônibus antigos.
Gostaria de parabenizar ao repórter e agora novo amigo Vander pela matéria. E se ele me permitir gostaria de fazer alguns apontamentos sobre um dos carros, de minha propriedade, o Gabriela II placas BTS 3466. A foto que vemos nessa matéria não é a do meu carro. Esse aí acima é o Gabriela do meu amigo andreense Rogério Soria e pertenceu à empresa Eroles, de Mogi das Cruzes, ex-carro 383. Ao invés de 1981 ele, assim como o meu, ele é ano 1980. Meu veículo está atualmente pintado nas cores azul e bege e sim, é oriundo do sistema de transportes de São Paulo. Operou pelo sistema saia e blusa pela Viação Brasil Luxo ostentando o prefixo 01 221. Eu o comprei do proprietário das empresas VIASA (Viação Sarri, urbana de Barretos) e Viação Guairense (urbana de Guaíra), ambas vizinhas e localizadas no norte do estado de São Paulo distantes a 450 km da capital. Ele foi usado em ambas as empresa no serviço de transporte regular de passageiros nessas cidades e depois no transporte escolar. No seu histórico ele não foi utilizado no transporte de trabalhadores rurais. Eu gostaria muito de fazer com que ele volte a utilizar as cores da antiga empresa paulistana. O amigo Vander se predispôs a fazer uma ponte junto ao proprietário da antiga Viação Brasil Luxo e conseguir autorização e para voltar a usar as cores branco e marrom. E também verificar se ele pode ostentar o nome da empresa. Agradeço ao Vander e sua equipe pela ajuda na intermediação. E ficarei muito feliz caso consiga um contato com a gerência da Sambaíba, sucessora da empresa. A torcida para que ele volte a ter esse visual é grande, várias pessoas me disseram que ficariam feliz em ver esse veículo clássico com esse layout. Abraço a todos e obrigado pelo carinho com minha máquina.