Sorocaba inaugura primeiro trecho do BRT

Eixo norte – sul está com obras finalizadas segundo a prefeitura e operação inicia em 30 de Agosto.

Sorocaba comemorou 366 no último dia 15 e um dos presentes de sua atual administração municipal foi a inauguração do eixo norte – sul do sistema de BRT (Bus Rapid Transit) em cerimônia no último dia 13.

O trecho finalizado é formado pelo Corredor BRT Itavuvu, o Terminal Vitória Régia e os corredores estruturais General Osório e parte de áreas Central e Sul. A Prefeitura de Sorocaba realizou vistoria técnica ao trecho, em conjunto com a imprensa da cidade, percorrendo a Avenida Itavuvu desde a Estação UPH Zona Norte até o novo Terminal Vitória Régia, em um dos ônibus articulados que faz parte do novo sistema de transporte coletivo. O evento contou com a presença de membros dos poderes executivo e legislativo da cidade.

A operação se inicia em 30 de agosto, contemplando seis linhas dos bairros Vitória Régia, Paineiras e Laranjeiras com destino ao Terminal Santo Antônio e uma linha fará a ligação do eixo norte-sul, saindo do Terminal Vitória Régia em direção ao bairro do Campolim.

Sobre o Corredor Itavuvu

O Corredor Itavuvu está localizado na Avenida Itavuvu, possui aproximadamente 6 km de extensão, 12 estações equipadas para embarque/desembarque (sendo 2 de integração) pelo lado esquerdo em nível com os ônibus, tem 3,2 km de ciclovia requalificadas e ganhou novas calçadas nas áreas de influência das estações. Os passageiros terão 57 pontos de acesso distribuídos por estas regiões. Ao final deste corredor, os usuários do transporte têm ainda um novo terminal de ônibus, o Terminal Vitória Régia.

O Vitória Régia tem infraestrutura de plataformas de embarque, cobertura de estrutura metálica, piso de pavimento rígido, central de monitoramento 24 horas, atendimento de informações aos usuários, sanitários, assentos, wi-fi, espaços comerciais e acesso facilitado por rampas e piso podotátil para pessoas com necessidades especiais. O terminal também abriga um Centro de Controle Operacional (CCO) responsável pela gestão do fluxo de veículos e passageiros.

Já os Corredores Estruturais Sul, Central e General Osório que possuem o embarque/desembarque pelo lado direito, ganharam melhorias dos abrigos, calçadas com acessibilidade, pontos de parada com pavimento de concreto e requalificação dos trechos com um novo asfalto. O itinerário dos veículos percorrerá as seguintes vias:

  • Corredor Sul é formado pelas avenidas Comendador Pereira Inácio, Washington Luiz, Antônio Carlos Comitre e Izoraida Marques Peres.
  • Corredor Central é composto pelas vias: Moreira Cesar [parcial], Rua Cesário Mota, Rua São Bento, Rua Quinze de Novembro, Rua Souza Pereira, Rua Dr. Álvaro Soares, Rua Sete de Setembro, Rua Padre Luiz, Rua Francisco Scarpa, Rua Santa Clara, Av. Pres. Juscelino Kubistchek [parcial] e Rua Leopoldo Machado.
  • Corredor General Osório é integrada pela avenida de mesmo nome do corredor, juntamente com partes das avenidas Ademar de Barros, Afonso Vergueiro, Brasil, e as ruas Professor Toledo, Armando Zuliane, Eurides Fogaça e Maciel Baião.

Abertura para operação

Nesta primeira fase de operação parcial que iniciará no final de agosto, 43 novos veículos (14 superarticulados e 29 padron) estarão à serviço da população e circularão em importantes pontos das regiões norte e sul da cidade. Todos os ônibus são equipados com ar condicionado, tomadas USB, wi-fi, monitoramento de câmeras e painéis de informações ao usuário.

Tecnologias do Sistema

A maioria das pessoas acredita que o BRT seja apenas uma nomenclatura para um ônibus, no entanto, o BRT é um sistema composto por diversos dados operacionais e que conecta todas as frentes: do embarque do passageiro até o controle e eficiência dos trajetos.

No projeto BRT Sorocaba, o Sistema Inteligente de Transporte (ITS) é uma referência nacional em inovação. Por meio de uma plataforma desenvolvida pelo aplicativo CittaMobi, 16 soluções integradas promovem a conexão e integração com todos os dispositivos da operação, desde informações geradas pelas catracas, bilhetagem e câmeras até sensores das portas, TVs e canais de som.

Na prática, a tecnologia ITS recebe as informações, processa, interage e envia comandos ou mensagem de texto/áudio para a central de controle. A solução adotada realiza o monitoramento de toda operação, acompanha os processos e possui ampla automação para ações remotas. As soluções disponíveis são:

  1. Controle Centralizado e Previsões CittaMobi;
  2. Monitoramento das Unidades BRT;
  3. Redes de Transmissão de Dados envolvendo 40 km em fibra ótica e centenas de equipamentos;
  4. Monitoramento embarcado;
  5. Comunicação terra-ônibus;
  6. Multimídia, informação e entretenimento;
  7. Sonorização Digital;
  8. Automação padrão SCADA;
  9. Posicionamento do Material Rodante;
  10. Wi-fi gratuito;
  11. Comunicação fixa – Telefonia digital IP;
  12. Alarme de Segurança;
  13. Alarme e Combate a Incêndio;
  14. Bilhetagem e reconhecimento biométrico;
  15. Venda de passagens integrado, aplicativo, bilheteria e autoatendimento;
  16. Energia inteligente e fotovoltaica (energia solar).

Dados operacionais Corredor Itavuvu

  • Construção de 10 kmde pavimento rígido (concreto).
  • Recapeamento de 59.000 m2de pavimentos flexível (asfalto).
  • Edificação de 12 estaçõesequipadas e prontas para embarque e desembarque. As estações são: UPH Zona Norte, Dr. Pitico, Lauro Sanches, Vila Carol, Jardim Paraná, Los Angeles, Maria Antônia Prado, Jardim Atílio, Itavuvu, Santa Cecília, São Camilo, Paineiras.
  • Requalificação de 2,4 kmde calçadas.
  • Recuperação de 3,2 kmde ciclovia (estrutura, pintura e sinalização).
  • Realização de paisagismo e o plantio de 617 novas mudas(primeira fase) de médio porte de espécies nativas da Mata Atlântica.
  • Construção do Terminal Vitória Régia contemplando estruturas metálicas, concreto, pavimento, acabamentos e instalações.
  • Edificação de um Centro de Controle Operacional (CCO) para o início da operação.
  • 350 empregosdiretos gerados e 1050 indiretos durante os serviços de construção do Corredor Itavuvu e do Terminal Vitória Régia.

Números Totais .::. Projeto BRT Sorocaba

  • Investimento de R$ 384 milhões em obras de infraestrutura, projetos, desapropriações, material rodante e ITS (Sistema Inteligente de Transporte).
  • Desse total, R$ 251 milhões é de fonte privada e R$ 133 milhões da subvenção da Prefeitura de Sorocaba, que contará com R$ 127 milhões vindos do Governo Federal via financiamento da Caixa Econômica Federal e R$ 6 milhões sendo uma contrapartida do próprio município (sem onerar o caixa do município, pois a arrecadação dos impostos gerados pelas obras supri esta necessidade).
  • Concessão por 20 anospara construção e operação do sistema.
  • 68 km de corredores construídos.
  • 3 Corredores BRT(Itavuvu, Ipanema e Oeste).
  • 5 corredores estruturais(Sul, Leste, Centro, General Osório e Binário Comendador formado pelas Ruas Hermelino Matarazzo e Comendador Oeterer).
  • 32 estações BRT, sendo 28 preferenciais e 4 de integração.
  • 3 novos terminais(Vitória Régia, São Bento e Vila Nova Manchester).
  • 96 abrigos de paradadistribuídos nos corredores estruturais.
  • 1 garagem.
  • 1 Centro de Controle Operacional(CCO).
  • Mais de 100 veículos novos, de modelos padron e superarticulado, com tecnologia embarcada composta por wi-fi, câmeras, painéis de mensagens para os usuários e ar-condicionado.