Centro de Gestão e Supervisão da EMTU/SP acompanha a operação dos ônibus intermunicipais em tempo real

Imagem: Divulgação EMTU

O Centro de Gestão e Supervisão — CGS da EMTU/SP monitora a operação em tempo real de mais de 6,8 mil ônibus distribuídos em cerca de 1,2 mil linhas intermunicipais nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba/Litoral Norte e Sorocaba. As linhas transportam em média 50 milhões de passageiros por mês. 
Instalado na unidade de São Bernardo do Campo, o CGS opera ininterruptamente. Conta com video wall formado por 12 monitores de 43 polegadas e 12 estações de trabalho que funcionam de forma simultânea. Há links de internet redundantes garantindo acesso permanente ao datacenter, onde estão armazenados os dados operacionais das linhas e os sistemas de monitoramento. 
O controle operacional se dá por meio de software e equipamentos instalados nos veículos, permitindo ações imediatas para a normalização da operação das linhas, além de fornecer dados precisos para o planejamento do transporte metropolitano. 
Essa área técnica ainda propicia suporte para respostas à Ouvidoria da EMTU/SP em relação a desvios de itinerários e cumprimento de viagens pelas permissionárias e concessionárias das linhas metropolitanas, planejamento dos serviços, operações de emergência para cobrir outros modos de transporte em caso de paralisações, falhas graves, entre outras ações. 

Imagem: Divulgação EMTU


Dados Abertos — Planejamento e informação do transporte metropolitano 
Todas as informações do Centro de Gestão e Supervisão estão disponíveis nos Dados Abertos do Portal da EMTU/SP (www.emtu.sp.gov.br), que permitem acesso de especialistas em transporte para desenvolvimento de aplicativos e estudos de planejamentos para mobilidade. 
Esse produto inclusive foi um dos temas apresentados pela empresa no 23º Concurso Inovação no Setor Público, no qual a EMTU/SP foi uma das vencedoras na categoria “Inovação em processos organizacionais, serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Estadual/Distrital”, em setembro passado. 

Curtiu esse artigo? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Faça seu comentário