A comunicação como forma de melhorar a qualidade dos serviços de transporte coletivo por ônibus
O transporte coletivo por ônibus vem passando por uma evolução em todos os sentidos nos últimos tempos, e o futuro não indica ser diferente. Inúmeras mudanças tecnológicas facilitam o dia a dia de quem utiliza o ônibus para ir trabalhar ou para qualquer outra atividade, trazendo conforto, praticidade, inovação e segurança.
Com a comunicação, não é diferente. Os tradicionais jornais impressos, antes responsáveis pelo diálogo entre empresas, colaboradores e clientes, deram lugar às páginas de redes sociais que têm crescido amplamente dentro do setor.
E falando em rede social, cabe destacar que o Brasil é o 4° maior país que possui páginas cadastradas no mundo todo. São mais de 115 milhões de contas no Facebook, 45 milhões no Instagram e 41 milhões no Twitter, conectados em 242 milhões de aparelhos de telefone celular, média de 1.04 por habitante.
O ônibus, além de ser a principal testemunha da evolução da sociedade ao longo dos anos, é responsável pelo deslocamento de grande parte dos brasileiros, e cerca de 65% dessas pessoas usam o tempo entre viagens para acessar suas contas e consumir conteúdos de interesse.
Com a possibilidade de uma comunicação rápida e abrangente, as redes sociais proporcionam informar, em tempo real, as interferências que impactam as empresas em suas prestações de serviços, fazendo com que seus clientes possam se programar diante das informações fornecidas.
Campanhas que oferecem conscientização e cuidado por quem usa seus serviços, bem como a valorização da mão de obra que se destaca em suas funções, também fazem parte do mar de publicações disparadas todos os dias.
Dúvidas sobre os serviços, informações e até mesmo o relato de situações adversas podem ser oferecidos de forma imediata, permitindo, assim, aumentar a satisfação dos clientes e coletar dados que possibilitam implantar mudanças positivas, além de ampliar e facilitar as ações de CX (Customer Experience ou popularmente conhecido como Experiência do Cliente) e pesquisas de campo.
A palavra CLIENTE, citada diversas vezes neste texto, está cada vez mais presente no dia a dia do setor e não se trata apenas de uma mudança na nomenclatura. Usuários e clientes são coisas distintas. Atualmente a informação é difundida, a opinião é ouvida e os dados coletados são filtrados, tratados e usados como parâmetro para as mudanças necessárias.
Agora a missão é fazer com que a interação entre empresas de transporte coletivo por ônibus e sociedade seja cada vez mais ampla, com informações precisas e transparentes, conteúdos de destaque que despertem a atenção das pessoas de forma frequente em seu dia a dia.
Transportar é preciso, dialogar é muito importante. Sejamos todos bem-vindos à era em que o ônibus tem sua vez e sua voz cada vez mais ativa.
Confira o conteúdo completo da edição acessando o link: Revista Sou + Ônibus – Edição 39.