#QuemTeMove: Val Prado – De Brincadeira de criança a realidade dos dias atuais

São 25 anos dedicados a profissão de motorista. Conheça um pouco da história de Valdecir do Prado, o Val Prado.

Quem em sua infância, nunca pegou uma tampa de panela, um balde ou um caderno e brincou, fingindo ser um motorista de ônibus? Com certeza, algo clássico que vaga as lembranças de infância de adultos, trazendo nostalgia de bons tempos passados.

Crescemos, seguimos nossos caminhos… Mas o quão será que uma brincadeira, pode influenciar no seu sonho profissional?

Na segunda edição do Quem Te Move, você vai conhecer o Val Prado. Motorista da Viação Campo Belo a 25 anos, movido pelo sonho de criança e pela satisfação em conduzir vidas e auxiliar na instrução de novos profissionais.

Parceiros do Transporte: Val, explique para nós, essa questão da brincadeira de infância e o quanto isso te inspirou?

Val Prado: Quando criança, brincávamos, eu e meu irmão, de dirigir ônibus… Qualquer coisa redonda era transformado em um volante e então, saiamos pelo quintal para fazer de conta que fazia o embarque e desembarque de pessoas. Isso foi inspiração e também, um influenciador na hora de decidir em qual profissão me dedicaria na minha vida. Hoje estou aqui, completando 25 anos dedicados a função.

Parceiros do Transporte: Como foi seu primeiro dia de trabalho como motorista de ônibus?

Val Prado: Lembro como se fosse ontem. Foi 01 de Novembro de 1994. Dirigia um Monobloco O365, de prefixo 364 da Viação São Luiz, na linha 6049/10 – Valo Velho X Santo Amaro. As campainhas não eram iguais as de hoje, que basta apertar um botão, que o painel indica o desembarque. Naquela época, se fosse descer 5 passageiros no mesmo ponto e todos os 5 puxasse a cordinha, era 5 “apitos” no seu ouvido. Só daí, mostra o quanto evoluímos em tecnologia até os dias de hoje.

Parceiros do Transporte: Aproveitando a questão, como enxerga a evolução tecnológica que acompanhou o modal nestes 25 anos?

Val Prado: É umas das coisas mais maravilhosas que já acompanhei até hoje. A tecnologia veio para ajudar na segurança principalmente e também, para reduzir o desgaste físico que era proporcionado antigamente. Antes tinhamos ônibus de 10 metros e janelas que com o passar do tempo, mal abria. Hoje, dirijo ônibus de 23 a 27 mt. Hoje temos bancos estofados, ar condicionado… um conforto que jamais imaginaria ter naquela época.

Parceiros do Transporte: E atualmente, o que mais destaca na profissão?

Val Prado: Apesar de ser motorista, atuo no auxílio de treinamentos e aprovação de novos profissionais. Uma responsabilidade e tanto, mas que me enche de orgulho. Transportar vidas, conduzir sonhos é o que me move. Trabalhar em uma empresa que possui uma política integrada, composta pela Visão, Missão e Valores como a Viação Campo Belo é também, muito importante.

Fonte: https://viacaocampobelo.com.br/

Parceiros do Transporte: Como é trabalhar na Viação Campo Belo?

Val Prado: É uma satisfação, um orgulho muito grande. Tenho a sorte de fazer parte de um time de ouro, uma empresa tradicional que com bons profissionais e excelentes líderes. Como citei anteriormente, também faço parte da equipe de treinamento junto ao Sr. Valdir Carlos, Robson Valiante e liderados pela Sueli Ramos. Vale ressaltar todo o apoio fornecido pelo Odair Camilo, que está sempre disposto a trabalhar em prol de uma melhoria continua da empresa e mantém as portas abertas para contar com o apoio da mesma.

Parceiros do Transporte: Você possui contato em rede social muito forte, onde faz vídeos sobre estratégia de dirigibilidade (se assim podemos dizer). Qual o intuito em realizar estes vídeos?

Val Prado: Claro que pode. Mas não só as estratégias de dirigibilidade, mas também, tentar informar sobre diversas situações que envolve o cotidiano do transporte coletivo na cidade de São Paulo. A ideia é agregar informações que possa fazer a diferença e trazer aprendizado na vida das pessoas.

Parceiros do Transporte: A quem você enaltece a questão da sua fama neste meio?

Val Prado: A todos meus seguidores. Busólogos, entusiastas, colegas de trabalho, clientes do dia a dia que já possui uma certa rotina comigo. Sou muito grato a todos eles também, além da equipe profissional dentro da empresa.

Você pode acompanhar Val Prado pelas redes sociais: https://www.facebook.com/val.prado.79

Parceiros do Transporte: O que é mais importante no seu dia a dia?

Val Prado: Sem dúvida os embarques e o desembarques realizados. Pois através deste gesto, sei que ajudei a conduzir os sonhos de muita gente.

Parceiros do Transporte: E qual o seu sonho?

Val Prado: Devo estar dormindo a 25 anos, pois esse aqui é o meu sonho.

Parceiros do Transporte: Se pudesse, o que mudaria no seu ramo?

Val Prado: Não diria mudar, mas talvez, criar ações no qual faria as pessoas entenderem a importância do motorista e valorizar essa profissão.

Parceiros do Transporte: Para finalizar, qual recado você deixaria para as pessoas?

Val Prado: “É preciso valorizar o profissional que conduz nossas vidas e nossos sonhos todos os dias, com carinho, satisfação e segurança. Que por trás de todo volante, também existe um ser humano.”

Val faz parte dos mais de 30.000 motoristas que compõem o sistema de transporte coletivo da cidade de São Paulo. Desde um simples bom dia a todos aqueles que embarcam em seu coletivo até a disposição em agregar conhecimento com novos profissionais e pessoas que talvez nunca conheça, Val Prado é uma das pessoas que colaboram para ter um sistema de ônibus e um mundo melhor.

Obrigado Val. Em nome de todos aqueles que por mais simples que seja, sabem reconhecer boas atitudes que melhoram nossa vida.