Prefeitura instala validadores no Expresso Tiradentes para pagamento da tarifa com cartão de débito e crédito

Boa notícia para quem utiliza o Expresso Tiradentes, que interliga os terminais Mercado, Sacomã e Vila Prudente e liga a região central à Zona Leste. Agora, estes terminais contam com validadores adaptados para receber o pagamento da tarifa por meio dos cartões de crédito, débito e pré-pago.

Além dos cartões os passageiros poderão utilizar smartphones ou smartwatches, com a tecnologia NFC, proporcionando praticidade e agilidade para aqueles que passam pelo Expresso Tiradentes.

Diariamente, cerca de 61 mil passageiros passam pelo corredor. De um total de 18 pontos com validadores no local, agora dez contam com NFC, sendo cinco no Terminal Sacomã, três no Terminal Mercado e dois no Terminal Vila Prudente. Os equipamentos estão identificados com as bandeiras Visa e MasterCard.

O pagamento por essa tecnologia não permite integração tarifária com outros ônibus ou com outros modais, como os sistemas de trilhos, e inicialmente não está disponível nas estações intermediárias do Expresso.

Para a SPTrans oferecer esse novo meio de pagamento é uma forma de beneficiar os cidadãos da capital e contemplar turistas brasileiros e estrangeiros que visitam a cidade, já que os cartões bancários emitidos fora do país (internacionais) também são aceitos. O piloto ainda prevê o uso de cartões com a bandeira Elo, que está em processo de inclusão.

O projeto piloto teve início no dia 16 de setembro em 200 ônibus que atendem a 12 linhas e dois atendimentos (complemento da linha base). A escolha dessas linhas foi feita com o objetivo de atender a todas as regiões da cidade, além de terminais e avenidas com grande fluxo de turistas.

Vale destacar que para a implantação do projeto piloto não há custos para a Prefeitura de São Paulo, uma vez que isso ficou a cargo dos parceiros.

Entenda como funciona a tecnologia NFC, a comunicação entre o validador e seus parceiros:

Para utilizar esse sistema de pagamento é preciso que o cartão de débito, crédito ou qualquer equipamento eletrônico móvel tenha a tecnologia de pagamento por aproximação (NFC) desbloqueada previamente, ou seja, que já tenha sido utilizada em alguma transação anteriormente. Para usar, é preciso aproximar o cartão do validador, assim como faz com o Bilhete Único. O equipamento que aceita o novo meio de pagamento está identificado com as bandeiras Mastercard e Visa. A cobrança da tarifa aparecerá na fatura ou no extrato da conta corrente do usuário.

Participam do projeto piloto as empresas de ônibus Ambiental Transportes, Auto Viação Transcap, Mobibrasil Transporte, Movebuss, Sambaíba, Transpass, Transunião Transportes, Transwolff, Via Sul, Viação Gato Preto, Viação Grajaú, Viação Metrópole Paulista, e Viação Santa Brígida.

Duração do projeto

O projeto piloto durará por três meses ou até que atinja o limite pré-definido de 500 mil transações.

Mais informações em http://www.sptrans.com.br/perguntas-e-respostas/?sobre=pagamento-debito-credito

Curtiu esse artigo? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Faça seu comentário