EMTU – SP: Passe livre e passe escolar podem ser solicitados no dia 06 de Janeiro

Procedimento é realizado on-line através do site do órgão gestor e vale para as 5 regiões metropolitanas do estado.

O Passe livre e o Passe escolar (Meia tarifa) para os ônibus intermunicipais, que circulam nas 5 regiões metropolitanas de São Paulo ( São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba / Litoral Norte), poderá ser solicitado a partir do dia 06 de Janeiro após ás 13h diretamente no site da EMTU – SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos do Estado de São Paulo).

O benefício é concedido para alunos que moram em um município mas estudam em outro e também para professores que moram em uma localidade, mas trabalham em outra.

Na data de hoje, 02 de Janeiro, as instituições de ensino iniciarão o cadastramento de estudantes e professores que desejam usar o benefício no ano letivo de 2020. O processo é realizado pela escola em acesso exclusivo no portal www.emtu.sp.gov.br e é fundamental para viabilizar o passo seguinte, que é a solicitação do estudante/professor.

O pedido é realizado de maneira digital desde 2018 e para facilitar a conclusão da solicitação, é recomendado que todos os documentos já estejam digitalizados, afim anexa-los no ato da conclusão do cadastro.

A EMTU também informa que neste ano, haverá duas alterações em relação aos demais: o comprovante de residência enviado pelo estudante precisa ser de um serviço vinculado diretamente ao local onde ele mora – conta de luz, telefone fixo, água e gás encanado, por exemplo. A segunda mudança é que haverá ressarcimento da taxa de requisição apenas em casos de pagamento em duplicidade ou em valor diferente do boleto.

Os créditos do passe livre, estarão disponíveis para validação e uso, a partir do dia 01 de Fevereiro, assim como a aquisição dos créditos eletrônicos para o pagamento de meia tarifa.

No ano passado, cerca de 154.000 benefícios estudantis foram disponibilizados.

Passo a passo – Para solicitar o Passe Livre, o interessado deve solicitar em sua escola o cadastramento no Portal Parceiros EMTU – Instituição de Ensino. Quando estiver cadastrado, deve acessar o site e preencher o formulário de solicitação.

Para os estudantes cadastrados como de baixa renda, é necessário preencher também a composição familiar, situação ocupacional e rendimento de cada membro da família, encaminhando a documentação exigida na legislação que comprove as informações de cada integrante. Se a renda per capita for inferior a 1,5 salário mínimo, o cadastro é concluído e é gerado o boleto no valor de R$ 22,05 (dez 2019). Se não preencher os requisitos, a solicitação pode ser feita para o Passe Escolar (Meia Tarifa) com o pagamento do mesmo valor.

O Regulamento 2020 do Passe Escolar já está disponível no site www.emtu.sp.gov.br. A situação das solicitações poderá ser acompanhada pelo link www.emtu.sp.gov.br/passe.

Curtiu esse artigo? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Faça seu comentário